quarta-feira, 10 de março de 2010
OSCAR 2010 - VENCEDORES
Confira a lista completa dos vencedores .
Com seis estatuetas, "Guerra ao Terror" foi o grande vencedor do Oscar 2010. O longa venceu as principais categorias da 82ª edição da maior festa do cinema mundial, realizada no Teatro Kodak, em Los Angeles, incluindo as de melhor filme e direção para Kathryn Bigelow, a primeira mulher a levar o prêmio.
O longa sobre uma unidade antibombas do exército norte-americano no Iraque também levou as estatuetas de melhor roteiro original, montagem, som e edição de som. "Eu gostaria de dedicar isto às mulheres e aos homens no serviço militar que arriscam suas vidas diariamente no Iraque, Afeganistão e ao redor do mundo", disse Bigelow.
Já o principal concorrente do filme, "Avatar", acabou vencendo apenas em categorias técnicas. O blockbuster em 3D de James Cameron - ex-marido de Bigelow - foi premiado por efeitos visuais, fotografia e direção de arte.
Um dia depois de levar o trófeu Framboesa de Ouro de pior atriz por "Maluca Paixão", Sandra Bullock recebeu o Oscar de melhor atriz, por sua performance em "Um Sonho Possível". A atriz dedicou o prêmio às "mães que cuidam de seus bebês e crianças independentemente de onde eles vieram".
Grande favorito, Jeff Bridges sagrou-se o melhor ator. Fortemente aplaudido, Bridges fez um discurso emocionado. "Obrigado mãe e pai por terem me levado para uma profissão tão bacana", disse.
Entre os coadjuvantes, o ator austríaco Christoph Waltz venceu por "Bastardos Inglórios, enquanto a comediante Mo'Nique ganhou uma estatueta por "Preciosa".
Na categoria de melhor filme estrangeiro, o argentino "O Segredo de Seus Olhos" desbancou o favorito "A Fita Branca". Já a produção da Pixar "Up - Altas Aventuras" foi premiado como a melhor animação.
Apresentada por Steve Martin e Alec Baldwin, a cerimônia deste ano foi marcada pelo ritmo acelerado. Dono de um dos melhores momentos da noite, o ator Ben Stiller arrancou risadas ao parodiar o filme "Avatar" durante a entrega da estatueta de melhor maquiagem, que ficou com "Star Trek".
Entre as homenagens, os atores Matthew Broderick e Molly Ringwald lembraram a carreira do falecido diretor John Hughes, famoso por seus filmes adolescentes na década de 1980. Já os atores Kristen Stewart e Taylor Lautner, protagonistas da "Saga Crepúsculo", celebraram os filmes de terror.
Com Reuters
Melhor filme: "Guerra ao terror"
Melhor direção: Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror”
Melhor atriz: Sandra Bullock, "Um sonho possível"
Melhor ator: Jeff Bridges, “Coração louco”
Melhor filme estrangeiro: “O segredo dos seus olhos” (Argentina)
Melhor edição (montagem): “Guerra ao terror”
Melhor documentário: “The cove”
Melhores efeitos visuais: “Avatar”
Melhor trilha sonora: “Up – Altas aventuras”
Melhor cinematografia (fotografia): “Avatar”
Melhor mixagem de som: “Guerra ao terror”
Melhor edição de som: “Guerra ao terror”
Melhor figurino: “The young Victoria”
Melhor direção de arte: “Avatar”
Melhor atriz coadjuvante: Mo’Nique, “Preciosa”
Melhor roteiro adaptado: “Preciosa”
Melhor maquiagem: “Star trek”
Melhor curta-metragem: “The new tenants”
Melhor documentário em curta-metragem “Music by Prudence”
Melhor curta-metragem de animação: “Logorama”
Melhor roteiro original: “Guerra ao terror”
Melhor canção: “The weary kind”, de “Coração louco"
Melhor animação: “Up – Altas aventuras”
Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, “Bastardos inglórios”
Nenhum comentário:
Postar um comentário