quarta-feira, 11 de maio de 2011

DUBLASOM NA WEB – SPEED RACER



Speed Racer


O anime Mach Go Go foi criado nos anos 1960 pelo Tatsunoko Studios com 53 episodios, sendo que em 1967 foi comprado pela Trans-Lux Productions dos Estados Unidos, sofrendo uma adaptação para o inglês, ganhando o nome pelo qual é mais conhecido: Speed Racer.





Speed


Trixie e Speed



Um desenho de grande sucesso mostrando Speed, Trixie, Pops (Pai de Speed), o mecânico Sparks, seu irmão mais novo Gorducho com seu macaco de estimação Zequinha e auxiliado pelo misterioso Corredor X (na verdade o seu irmão mais velho Rex), pilotando o carro Mach 5 e enfrentando muitos perigos, sendo considerada a maior aventura dos anos 70.


Speed e Mach 5



Com historias adultas, misturando espionagem violência e drama familiar de primeira, muitas foram as historias memoráveis como O Homem que odiava carros, o sensacional O Carro Mamute, a aventura A Corrida do Oriente e o inesquecível O Demonio Acrobata com a temida gangue acrobática.


Pai, Mae, Trixie, Speed, Sparky, Zequinha e Gorducho




Corredor X



Além dessas, tivemos muitas outras, sempre num clima bem adulto, mas que conquistou todos os públicos.
A serie foi dublada no extinto estúdio carioca Riosom, o mesmo responsável pela dublagem dos desenhos “desanimados” da Marvel e contou com um dos melhores elencos que a dublagem poderia utilizar.






Speed foi dublado de forma inesquecível por Cleonir dos Santos que emprestou um tom jovial e heróico ao personagem; Corredor X foi dublado na maioria dos episódios com uma interpretação jovial e misteriosa de Andre Filho e Dario Lourenço em três episódios, com um tom de voz mais maduro; Pai (Pops) foi dublado por um Orlando Drummond que deixou o pai teimoso e ranzinza com tinha que ser.


Cleonir dos Santos



Andre Filho


Mãe (Mom) foi dublado de forma bem madura e reflexiva; Trixie foi dublada por Nelly Villanova que emprestou um tom de voz ativo e feminino a personagem; Sparky foi dublado por um jovial Bruno Netto e Gorducho foi dublado por uma maravilhosa Nair Amorim.



Terezinha Moreira




Orlando Drumonnd



Nair Amorim


Nos anos 1980 a F.J. Lucas lanção em VHS as historias do Carro Mamute e O Demonio Acrobata, dublado em São Paulo, sendo que somente pudemos identificar as vozes de Orlando Viggiane (Speed) e Ezio Ramos (Corredor X).


Orlando Viggiane


Ezio Ramos


No final dos anos 1990 o canal Cartoon Network começou a exibir o desenho, na versão em ingles, sendo que após algum tempo passou a exibi-lo com uma redublagem feita no estúdio carioca Sincrovideo.




Leonardo Jose




Peterson Adriano





Garcia Junior



Maria da Penha Esteves


Esta redublagem é mais um exemplo de cuidado a se ter com um produto tão querido pelo publico, pois tivemos uma direção cuidadosa do veterano Luiz Manuel, com um elenco extremamente bem escalado com vozes que lembram as vozes da dublagem original, respeitando os nomes dos personagens no país (Gorducho e Zequinha) e corrigindo os nomes dos pais que na versão Riosom eram Pops e Mom, unificando para Pai e Mãe.


Luis Motta



Marisa Leal



Iara Riça


Manolo Rey (direita)


Peterson Adriano (Speed) jovial e valente, Iara Riça (Trixie) feminina e ativa, Luiz Motta (Pai) ranzinza e teimoso; Garcia Junior (Corredor X) galã e misterioso, Marisa Leal (Gorducho) com um garoto levado e valente; Maria da Penha (Mãe) com um tom maduro e se mostrando a mais inteligente da Família Racer e Manolo Rey (Sparky) bem divertido e preocupado com Speed e o carro.

SPEED RACER
Versão brasileira: Riosom
Narração: ????
Speed: Cleonir dos Santos
Corredor X: Andre Filho (maioria dos episodios)/Dario Lourenço (três episódios)
Mom/Mae: Terezinha Moreira
Pops/Pai: Orlando Drummond
Gorducho: Nair Amorim
Trixie: Nely Villanova
Sparky: Bruno Netto

Versão brasileira para VHS
Speed: Orlando Viggiani
Corredor X: Ezio Ramos

Versão brasileira: Sincrovide
Narração: Leonardo Jose
Speed: Peterson Adriano
Corredor X: Garcia Junior
Mom/Mae: Maria da Penha Esteves
Pops/Pai: Luiz Motta
Gorducho: Marisa Leal
Trixie: Iara Riça
Sparky: Manolo Rey

Nenhum comentário:

Postar um comentário