Speed Racer
Como já falei diversas vezes por aqui...O Brasil sempre teve uma tradição em exibir os animes (as animações japonesas).
Muitas foram as animações exibidas pela TV brasileira e que marcaram época.
Esquadrão Arco-Iris, Speed Racer, Astro boy, Fantomas, Kimba/Leo – O Leão Branco dentre muitos outros foram exibidos no Brasil, marcando a lembrança do público.
Kimba (Leo) - O Leão Branco
Nos anos 1990 a extinta Rede Manchete trouxe Os Cavaleiros do Zodiaco e Yu Yu Hakusho e algum tempo depois chegaram Dragon Ball Z e Pokemon ambos pelo Cartoon Network.
Com a chegada da TV a cabo vieram vários outros desenhos. Inicialmente tivemos o canal Locomotion que trazia em sua grade de programação animes inéditos e de grande sucesso no mundo inteiro. Com o tempo o canal percebeu seu sucesso e começou a investir mais em animações japonesas, inclusive, tendo um horário especifico para exibir OVAs e Movies que surpreenderam os brasileiros.
Dragonball Z
O Cartoon Network durante um bom tempo trouxe em sua programação vários animes de sucesso: Inuyasha, Gundam Wing, resgatou Samurai X, exibiu Sakura Card Captors, exibiu quase todas as fazes de Sailor Moon, Dragon Ball Z e depois resgatou Dragon Ball e trouxe Dragon Ball GT. Além disso trouxe um anime que virou febre entre o público: Pokemon.
Os Cavaleiros do Zodíaco
O Cartoon ainda, resgatou dois sucessos do passado: Os Cavaleiros do Zodíaco e Yuyu Hakusho.
O canal ainda, chegou a exibir Naruto, One Peace e recentemente Death Note.
Outro canal que surgiu e causou furor entre o público, consolidando a preferência do publico brasileiro, foi o canal Animax, destinado a exibir 100% de sua programação com animações japonesas e todo o conteúdo falado em português.
Death Note
Este canal marcou a importância da animação japonesa e sua solidificação no Brasil, tínhamos além dos animes, muitos clipes e matérias especiais falando da cultura japonesa.
O Animax trouxe animações famosas no mundo inteiro: Inicial D, Getbackers, Full Metal Alchemist, Bleach, resgatou Evangelion e apresentou ao Brasil Death Note, numa versão com dublagem impecável.
Isso mostrou que o Brasil era um dos maiores apreciadores e consumidores das animações japonesas no mundo inteiro.
Inuyasha
Contudo com o passar do tempo, as animações japonesas foram perdendo cada vez mais espaço junto a grade dos principais canais.
Atualmente, pelo menos até onde pude apurar, não temos nenhum anime sendo exibido quer na TV aberta ou mesmo na fechada.
Qual seria o motivo desta perda de audiência?
One Peace
Muitas foram as explicações: falta de planejamento nos lançamentos das series, desinteresse dos canais em investir num produto caro e difícil de negociar, falta de visão em lançar produtos agregados ao animes e muitos outras.
Curiosamente, isso acontece numa época onde os eventos (falando em Belém) estão reunindo num final semana cerca de seis mil pessoas.
Naruto
É lamentável que os animes estejam deixando a grade das TVs, fazendo um movimento inverso ao que acontece com os eventos, pois há uma notada renovação no público e consequentemente deveria haver uma renovação na oferta.
Torço, sinceramente que os canais revejam suas posturas, pois gostaria de ver os animes nas TVs.
Bleach
Nenhum comentário:
Postar um comentário