
A série foi criada por Glen A. Larson (Galactica – Astronave de Combate), tinha o titulo de KNIGHT RIDER e chegou aqui no país como A SUPER MÁQUINA. O seriado foi ao ar nos EUA entre 1982 e 1986 (inicialmente exibida na TVS, atual SBT, depois canal acabo USA, atual Universal Channel e TCM) e fez muito sucesso.

A história falava de um policial que é dado como morto, recebendo uma cirurgia plástica e assumindo a identidade de Michael Knight, trabalhando para a Fundação Knight, mais especificamente para uma organização chamada FLAG (Foundation for Law and Government, Fundação pela Lei e pelo Governo).

Para ajudar Michael na sua cruzada solitária pela justiça, a Fundação Knight disponibiliza para o herói o K.I.T.T. – Knight Industries Two Thousand (Industrias Knight Dois Mil). K.I.T.T. é um automóvel avançadissimo, equipado com uma inteligência artificial sem precedentes, blindagem de tanque, sistemas com recursos variados e armas diversas.
Michael era auxiliado por Devon, April (criadora do designer do carro), Bonnie (mecanica da 2ª. Temporada) e R.C. que dirigia o caminhão que servia de base para K.I.T.T. na estrada.
Uma serie de ação e aventura bem leve que cativou o público.

A maravilhosa e inesquecível dublagem foi realizada nos estúdios da Herbert Richers e contou com um elenco sensacional. O texto mostrava uma Michael descontraído e cheio de gírias, um K.I.T.T. com personalidade, mas ciente da importância de sua cruzada pela justiça.
Michael, geralmente, chamava o carro de “amigo” ou “amigão”, sendo comum a expressão “erramos feio”, mostrando o espírito descontraído e de linguagem coloquial, desta dublagem que marcou o público brasileiro e que superou o original.

Michael foi dublado por um ótimo Julio Chaves (Mel Gibson) e cuja a voz passou acompanhar o ator David Hasselhoff desde a serie. K.I.T.T foi dublado pelo excelente Isaac Bardavid (Esqueleto em He-Man), sendo apontado como um de seus grandes trabalhos. Devon foi dublado por Jose Santa-Cruz que reproduziu o ar-britanico de Edward Mulhere. April foi dublada por Fatima Mourão, Bonnie foi dublada pela saudosa Vera Miranda (Sharon Stone em vários filmes).


Na 4ª. Temporada K.I.T.T. passou a ser dublado por Andre Filho (Sean Connery e Sylvester Satallone em vários filmes), dando ao veículo uma voz mais jovial e mais próxima de parceiro. R.C. foi dublado por Nizzo Netto (John Smith em O Vidente/Dead Zone).


Infelizmente, por ocasião do lançamento da 1ª. Temporada em DVD, sua marcante dublagem foi excluída.
Um show dado pelo elenco nacional, mostrando o que sempre deve ser a dublagem brasileira.


A SUPER-MAQUINA
Versão brasileira: Herbert Richers
Apresentação: ???
Locução de títulos e créditos: Ricardo Marianno
MichaeI: Julio Chaves
Devon: Jose Santa-Cruz
K.I.T.T.: Isaac Bardavid/Andre Filho (4ª. Temporada)
April: Fatma Mourão
Bonnie: Vera Miranda
R.C.: Nizzo Netto
Nenhum comentário:
Postar um comentário