domingo, 4 de dezembro de 2011

DUBLASOM NA WEB – GRANDE POLEGAR, DETETIVE PARTICULAR

Grande Polegar, Detetive Particular

Este desenho é uma produção dos estúdios Hanna-Barbera com apenas 13 episódios, com uma única temporada em 1973. Conta as aventuras de um detetive atrapalhado e bastante imbecil, chamado de Grande Polegar que trabalha para a agencia de detetives Finkerton (alusão a Agencia de Detetives Pinkerton que originou o FBI americano). Polegar tem menos de 10 centimetros de altura e trabalha com sua sobrinha Lori, Gator e o cão São Bernardo Coração Valente que ao contrário do nome, é muito covarde.

Grande Polegar

"Catatuuuia"

Esta comédia de mistério é muito divertida, mostrando as atrapalhadas e confusas investigações de Polegar e sua equipe, sempre sendo advertido por seu chefe Sr. Finkerton. Um dos pontos fortes deste desenho é sua maravilhosa trilha-sonora de mistério, cortesia do gênio Hoyt Curtin (Jonny Quest e Os Apuros de Penelope Charmosa).


Gator, Lori e Polegar

Vários foram os episódios memoráveis: os dois episódios onde Polegar enfrenta seu grande vilão o cientista Espumone e seus robôs.
Outro episodio memorável é do roubos dos quadros, onde polegar enfrenta e vence com um golpe de judô um arrogante chefe do crime.

Polegar e Coração Valente


Sr. Finkerton


A dublagem maravilhosa melhorou o que não era tão bom no original.
Polegar foi dublado num tom bem nalasado e atrapalhado por um impecável Jorgeh Ramos (Skar em O Rei Leão e Jaffar em Alladim ambos da Disney), o qual criou um bordão, que é dito sempre que o detetive entrava em ação: "Catatuia".
O Sr. Finkerton foi dublado pelo sempre maravilhoso Miguel Rosemberg (O Zé Colmeida em A Arca do Zé Colmeia) que transformou um coadjuvante sem graça em personagem central com suas brigas e nervosismos.

Jorgeh Ramos

Lori foi dublada pela saudosa Ruth Schelske (A eterna Mary em Mary Tyler Moore) num tom de voz bem jovial, inteligente e ressaltando a sensatez da sobrinha ao contrario do atrapalhado tio.

Ruth Schelske

Gator foi dublado por um ator que não conseguimos identificar, com uma voz grave e mostrando o ar atrapalhado deste detetive que era mestre em disfarces.
Um ótimo elenco com grandes atores da dublagem em mais um trabalho que merecia ser revisto pelas novas gerações, nesta serie que graças a nossa versão, foi um sucesso no Brasil.
É uma dublagem clássica.

Miguel Rosemberg

GRANDE POLEGAR, DETETIVE PARTICULAR
Versão brasileira: Herbert Richers
Apresentação: Ricardo Marianno
Polegar: Jorgeh Ramos
Lori: Ruth Schelske
Sr. Finkerton: Miguel Rosemberg
Gator: ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário