Londres, 31 jan (EFE).- O compositor britânico John Barry, famoso por seus trabalhos nas trilhas sonoras dos filmes do agente James Bond, "A História de Elza", "Entre dois amores", "Dança com lobos" e "Perdidos na noite", morreu aos 77 anos de ataque cardíaco, informou nesta segunda-feira à rede "BBC”. Nascido em York (norte da Inglaterra) em 3 de novembro de 1933, Barry ganhou fama como líder do grupo The John Barry Seven, mas é mundialmente conhecido pela música dos filmes do agente 007 "007 contra Goldfinger" e "Com 007 so Se Vive Duas Vezes".
Seu trabalho, com estilo que se caracterizou pelo uso de instrumentos de sopro-metal, permitiu ganhar cinco Oscar e recebeu prêmio especial Bafta (o Oscar britânico) em 2005.
Barry, que casou-se quatro vezes, compôs mais de dez trilhas sonoras dos filmes de James Bond, tema este que não compos, mas tornou celebre, graças ao seu arranjo que é intepretado até hoje nos filmes mais recentes.
Coletaneas de suas trilhas-sonoras
O compositor foi premiado cinco vezes com o Oscar, por “A História de Elza”, filme pelo qual levou também o prêmio de melhor canção original; “O Leão no Inverno”, “Entre Dois Amores” e “Dança com Lobos”.
Barry vivia com sua quarta esposa, Laurie, nos Estados Unidos e tinha quatro filhos e cinco netos.
Fonte: EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário