sábado, 16 de junho de 2012

EDITORIAL- O QUE CONTINUA ACONTECENDO AQUI EM BELÉM?



Eu sempre fui fã de series de TV, historias em quadrinhos, series japonesas e cinema. Sempre. Ninguém na minha rua gostava, me fazendo acreditar que eu era o único que gostava de tais assuntos. Algo que me chamava a atenção era falta de programas voltados para a chamada “Cultura Pop”. 
Nos anos 1980 isso mudou quando descobri a existência do fanzine ...E No Próximo Episódio..., pioneiro na divulgação das series de TV. Depois surgiu o programa de radio Lanterna Mágica que falava de cinema e, de vez em quando, falava de cultura pop. 




Tudo isso mudou nos anos 1990 com a criação da Estação Genesis, grupo pioneiro na realização de eventos aqui em Belém. Foi nesta época que descobri que existiam outras pessoas que, também, gostavam dos mesmos assuntos que eu. Todos os eventos foram realizados com lotação esgotada, com destaque para o Evento Pokemon, onde o Salão Carajás do Hotel Hilton ficou lotado, inclusive, sendo utilizada a área frontal do salão para várias atividades. Havia apoio de patrocinadores nestes eventos? 




Que eu me lembre somente nas convenções que estiveram presentes Sergio Figueiredo e Cristina Nastasi houve apoio de patrocinadores. Por que estou contando novamente esta historia do passado? Porque foi realizado um evento internacional de historias em quadrinhos, praticamente, sem nenhum apoio. 


O único apoio que observei foi da Livraria Saraiva que cedeu o auditório e estrutura. 
Nada mais. O que continua acontecendo em Belém? O que já vem acontecendo há muito tempo: falta de apoio, de interesse e de vontade das empresas. Temos aqui em Belém grandes empresas que poderiam e deveriam apoiar um evento deste porte, mas que não o fazem. 




Um outro fato curioso, foi que ninguém da chamada “mídia real”, leia-se jornais, radio e televisão cobriu o evento. Claro que houve matérias divulgando o evento nos jornais, entrevistas em TVs locais e rádios, também, antecedendo o evento, mas cobertura diária, entrevistas com os participantes, somente um veículo o fez: O Programa CineTVNews. Os maiores culpados para isto continue acontecendo e, mais uma vez digo isso, são: os fãs. 



Nós não nos fazemos sentir junto as grandes empresas e grupos de comunicação para que eles saibam que existimos e que existe um grande mercado consumidor. Outro fato curioso, foi a presença mássiça de fãs que super-lotaram o auditório, mas não vimos na mídia sinal destes fãs reclamando, elogiando ou questionando a ausência de empresas e da “mídia real”. O fã paraense tem que deixar sua passividade de lado e tornar-se mais ativo, questionando, reclamando, apoiando e mostrando que ele existe. 




Durante todo o evento os participantes foram unanimes em afirmar que conseguiram projeção em suas carreiras por que deixaram de ser passivos e mostraram seus trabalhos, “correndo atrás” de seus objetivos. Façamos o mesmo, deixemos de lado esta passividade para que possamos mudar o que esta acontecendo aqui em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário