quarta-feira, 27 de junho de 2012

EDITORIAL- UM PRIMEIRO SEMESTRE BEM AGITADO EM BELÉM

O público paraense

Belém no passado foi uma cidade culturalmente agitada. Os belemenses sempre participaram de eventos culturais dos mais variados tipos. Confesso que nos anos 1970 e 1980 vi pouquíssima movimentação, limitada a exibições de cine-clubes e presenças de artistas aqui para lançarem seus trabalhos. 

Palmério Dório

Tudo isso mudou nos anos 1993 com a criação da Estação Genesis, grupo pioneiro na realização de eventos aqui em Belém que até 2003 realizou de forma continua vários eventos culturais na cidade, inclusive, trazendo personalidades nacionais como: Sergio Figueiredo (na época editor da Abril Jovem) e Cristina Nastasi (mãe do movimento trekker no Brasil e tradutora de Star Trek para diversas mídias). 


Leonardo Camillo

Atualmente, Belém vive um grande momento de “ebulição” cultural. Neste primeiro semestre de 2012, confesso nunca havia testemunhado tantos eventos culturais locais, nacionais e internacionais. Vejamos: Em Jameiro, aconteceu o Akushitsuna Fest, evento sobre cultura japonesa que trouxe à Belém o ator/dublador Leonardo Camillo, voz em português do Iky de Fenix de Os Cavaleiros do Zodiaco, Jesus em Jesus de Nazaré, Pierce Brosnan e Nicholas Cage. O evento contou com um grande público que super-lotou o auditório da Faculdade Ipiranga. 

Paulo Cesar Valle

No mês de Fevereiro o Instituto de Artes do Pará – IAP promoveu diversas palestras com escritores, autores consagrados. Dois dos participantes foram: Paulo Cesar Valle e Palmério Dória. Tivemos em Belém a realização de vários eventos locais voltados para a cultura pop. O Amazonia Comicon que tem realizado diversas previas com exibições, palestras e exposições sempre voltadas para o público que curte a cultura pop. 


Renato Guedes

Outro evento que merece destaque foi o 3° Rock na Veia onde foram reunidos diversos grupos culturais em torno de uma causa social valida: doação de sangue. O evento reuniu, artistas plásticos, grupos de cultura japonesa, bandas de rock, bandas de j-rock (musica pop japonesa), fãs e muito mais. Tudo isso foi realizado no Ginásio João Paulo II, conhecido como “Abacatão”. Também, ocorrem aqui diversos eventos e exibições que movimentaram o cenario cultural local: Sessão da Academia Paraense de Ciências, Palestras sobre quadrinhos, cinema e series de TV. 


Sidney Gusman

Outro grande evento deste primeiro semestre foi: O Muiraquicon 2012, primeiro festival internacional de quadrinhos de Belém. O festival foi realizado no Espaço Cultural Benedito Nunes da Livraria Saraiva e contou com a presença de grandes nomes dos quadrinhos internacional. Belém recebeu a visita de grandes astros dos comics norte-americanos: Eddy Barrows, Renato Guedes e o super-astro dos quadrinhos norte-americanos: Eduardo Risso. 

Eduardo Risso

O Muiraquicon foi um dos grandes momentos culturais da cidade e, certamente, entrou na memória de muitos fãs, não apenas pela qualidade dos palestrantes, mas por colocar Belém no circuito internacional de eventos de cultura pop. Este foi o primeiro semestre e o segundo já promete muito mais. Os tradicionais eventos de cultura japonesa dos grupos Animazon e Shogun, este inclusive, sendo anunciado como o ultimo evento promovido pelo grupo. 


Muiraquicon

O Animazon anuncia que seu evento contará com bandas nacionais de j-rock e outras atrações supresas. Temos anunciada a segunda parte do Akushitsuna Fest para o final do semestre, contando com atrações nacionais. A Feira Pan-Amazonica do Livro que sempre traz atrações/autores de nome internacional com vários lançamentos e palestras, bastante concorridas. O Se Rasgum que sempre acontece entre os meses de Outubro e Novembro, movimentando o cenário musical/cultural independente. Vamos aguardar o próximo semestre que promete ser bem agitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário