domingo, 1 de maio de 2011

EDITORIAL - ESTREOU UM FILME DE SUPER-HEROI: THOR

Thor


Nesta sexta-feira estreou em Belém o filme Thor.
O filme é mais uma adaptação de um famoso personagem das historias em quadrinhos que ganha vida nas tela do cinema, numa grande produção.
De fato, este filme, pode ser chamado de super-produção, pois conta em seu elenco com nomes de astros vencedores do Oscar: Anthony Hopkins (O Silencio dos Inocentes) e Natalie Portman (Cisne Negro). A direção ficou a cargo do respeitado diretor e ator Kenneth Branagh (Henrique V e a cine-serie Harry Potter).
Não vou falar neste espaço se o filme é bom ou ruim, até porque no momento em que escrevi este editorial ainda, não assisti ao filme.


Thor, Odin e Loki



Thor (Chris Hemsworth)





Thor



Vou falar, na minha condição de fã de historias em quadrinhos e cinema, sobre as minhas expectativas para o filme.
Inicialmente, vou esclarecer que existem dois tipos de adaptações: as que são livres, tendo por base apenas a origem do personagem (exemplo Homem-Aranha e X-Men) e as fieis as historias (Batman e Homem de Ferro).
Baseado no que assisti nos traillers, esta será uma adaptação mais fiel as historias do personagem, tendo por base o chamado Universo Ultimate ou Novo Millenium, especificamente, as historias da serie Os Supremos (The Ultimates).


O Destruidor





Sif (Jaime Alexander)


Assisti que o filme usará, também, vários elementos das historias tradicionais do Thor ao longo dos anos: Asgard e os deuses nórdicos, O Destruidor (conhecido inimgo), Os gigantes de gelo, mitologia nórdica, inimizade com Loki e sua paixão proibida pela mortal Jane Foster (antes enfermeira e agora, cientista).
Uma das certezas que tenhos, graças aos traillers, é que o Thor no filme não será Donald Blake, sua identidade na Terra e nas historias tradicionais, ficando bastante parecido, repito, com as historias da linha Ultimate e com o recente desenho dos Vingadores.


Asgard




A sala do trono e corte dos deuses


Isso é fruto da visão que os super-herois tem na atualidade, onde não mais há a necessidade de se esconder dos inimigos por baixo de uma identidade secreta.
Kenneth Branagh já provou há muito tempo ser um grande diretor, tendo os épicos como seus principais filmes. A pergunta que se faz é: conseguira Kenneth reproduzir uma trama que envolve epopéia cósmica, misticismo, drama familiar e aventura?
Assistindo aos traillers é evidente que existe um cuidado na produção, é de emocionar vermos o Reino de Asgard, Os deuses nórdicos, gigantes de gelo, O Destruidor, figurinos baseados no visual dos quadrinhos atuais. Para mim será o ponto alto da produção.


Jane Foster (Natalie Portman)




Odin (Anthony Hopkins)



O elenco apresentado nos traillers, na minha opinião, foi bem escolhido, pois temos um Odin majestoso e merecedor do titulo de “Pai de Todos”; um Thor jovem e valente, sendo crível que possa enfrentar os gigantes de gelo, o Destruidor, Loki e varias ameaças; uma adorável Jane Foster que certamente justificará um amor proibido.
Uma das certezas dos traillers é que o filme será um show de imagens com muitos efeitos especiais. É de impressionar as cenas de luta entre Thor e o Destruidor, sua luta contra os gigantes de gelo, principalmente, quando ele arremessa seu martelo e o clima majestoso de Asgard.
Volto a repetir, todas estas observações são baseadas nos traillers e imagens disponibilizadas, pois, até este momento não assisti ao filme para fazer minha avaliação.


Loki (Tom Hiddlestone)





Os Gigantes de Gelo



Baseado em alguns filmes que assisti, os quais estavam cheios de boas expectativas, mas que não me convenceram, muito pelo contrario, são bem fracos (Wolverine, Batman Beguins e Besouro Verde) e que tenho ficado bastante desconfiado sobre produções anunciadas como espetaculares, mas que na realidade são bem frustrantes.
Resta esperar para saber se estamos diante de um Batman O Cavaleiro das Trevas (a melhor adaptação moderna dos super-herois), ou de um Homem de Ferro 2 (adaptação muito boa, mas que não marca) ou de um novo Superman Returns (bem feito, mas descartável).
Vamos todos ao cinema e conferir o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário