domingo, 22 de maio de 2011

EDITORIAL- O FIM DE SMALLVILLE


Smallville – As Aventuras do Superboy teve exibido na sexta-feira (13/05) nos EUA seu ultimo episodio. Foi uma exibição dupla com o 21° e 22° episódios apresentados em seguida, num especial de duas horas de duração.
A serie criada por Miles Millar e Alfred Gough, ambos veteranos da televisão e com passagem por varias series: Um Tira da Pesada (Matial Law) e Nash Brdges, primeiro como roteiristas e depois como produtores, buscaram adaptar uma idéia já bastante antiga: mostrar a juventude de Clark Kent que no futuro será o super-heroi Superman.




Kara e Oliver



Este premissa é bem antiga já amplamente mostrada em varias historias em quadrinhos, diversos filmes e series sobre o personagem.
A mais famosa foi sem duvida a serie As Aventuras do Superboy (1988-1992) produzida por Ilya e Alexander Salkind, os mesmos produtores dos três filmes do Superman com Christophe Reeve e do filme da Supergirl com Helen Slater.


Lois e Clark


A serie, também, era uma adaptação dos quadrinhos do personagem, sendo lembrado por trazer pela primeira vez para a TV, vários personagens do universo dos quadrinhos.
A serie Smallville partiu de dois pontos já vistos nos quadrinhos: a inexistência da identidade de Superboy e a amizade entre Clark e Lex.
No decorrer de suas dez temporadas, a serie sofreu muitas alterações de contexto e de elenco, o que foi refletido no episódio final, chamado Finale.



Chloe, Lois, Clark e Oliver


O episódio busca concluir o arco de historias desta temporada, onde temos a evolução da personalidade de Clark, seu relacionamento com Lois, o final de sua jornada de aprendizagem, a obtenção de todos os seus poderes, o confronto com Darkseid e o retorno de Lex.
Primeiramente vou alertar que não pretendo revelar nada para quem ainda não o assistiu, mas vou expressar minha sincera opinião sobre o que assisti e que me emocionou em muitos momentos.


Jonathan e Martha



Este episódio possui muitas virtudes e muitos defeitos, sendo um dos melhores episódios que já assisti da serie. Este episodio é comparado ao piloto, ao episódio do primeiro onde Clark transfere seus poderes a um colega do ginásio e o inesquecível episódio onde Clark esta internado num sanatório.
O roteiro é o ponto mais fraco do episódio, não que ele seja ruim, não é, mas por encontrar algumas soluções simples em certas situações que me pareciam serem mais complexas.



Contrariando os cartazes e imagens de divulgação, não tivemos uma real imagem de Darkseid, na verdade, sua presença foi sugerida em vários pontos, sendo algo bastante frustrante, principalmente por sua imagem ser amplamente vendida ao público.
Outra frustração foi a maneira como Clark aparece usando o uniforme, deveria ter sido mostrado o ator vestido de Superman e o próprio desenrolar da historia caminha para isso, mas, talvez por falta de liberação da imagem do Superman pela DC Comics, isso não aconteceu.





Clark e Lex



Finalmente, outra decepção foram as poucas cenas com Lex, deveriam ter mais cenas com ele, pois o vilão voltou melhor do que nunca.
Não posso deixar de mencionar que estes dois episódios finais, ganharam ares de super-produção, com um show de efeitos especiais, trilha sonora impactante e visivelmente inspirada nos temas criados por John Williams para o cinema.
Uma das características deste episódio foi a emoção. Voce se emociona em diversas cenas, os diálogos entre Clark e sua mãe; Clark e Lois, principalmente quando os dois estão na capela, graças a um elenco competente, principalmente o feminino.





Foram varias cenas emocionantes, onde é mostrado que o poder do Superman não vem de suas super-habilidades, mas de sua força de vontade.
Emoção, também, esta presente quando Clark é levado até a Fortaleza e descobrindo que pelo viveu nestes dez anos foram testes e que ele os superou. As imagens mostradas lembram muito a cena do julgamento dos criminosos kriptonianos em Superman – O Filme.


Clark usando o uniforme



A volta de Lex, mesmo em poucas cenas, é de um impacto muito grande, é impossível você não se emocionar (eu repeti muito esta palavra neste texto).
Finalmente, você que acompanhou a serie nestes dez anos, se emociona com Clark usando o uniforme (todo mundo sabia que isso iria acontecer) e seus primeiros salvamentos.
Fora estas questões, o episódio foi memorável e um dos melhores finais que uma serie poderia ter. Gostei muito do que assisti e digo com certeza que a serie vai deixar saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário