domingo, 15 de maio de 2011

EDITORIAL- O QUE É UMA MIDIA REAL?


Desde que me entendo por gente, tenho acompanhado as noticias, sobre todos os assuntos através de três formas: jornais/revistas, televisão e radio.
Me lembro de ficar ansioso esperando pelas revistas/jornais, chegando ao ponto de assinar fanzines especializados sobre vários assuntos.
Nos jornais me lembro que esporadicamente saiam matérias sobre as series de TV e quadrinhos falando sobre o que estava acontecendo com os grandes nomes de ambas as industrias.


Aqui em Belém, além das reproduções destas matérias, tivemos durante muitos anos, uma seção dedicada aos quadrinhos num dos grandes jornais da cidade, sempre aos domingos, assinada por dois grandes especialistas sobre o assunto: Arnaldo Prado Junior e Gian Danton.
No final dos anos 90, sua majestade a internet começou a se desenvolver e os grandes veículos de comunicação, perceberam a necessidade de terem um canal de noticias virtual.


Era apenas uma “janela” co m poucas noticias.
Hoje, com a internet esta incorporada na vida de todos, isso mudou...
Todos os veículos de comunicação estão na internet e, inclusive, se utilizam da rede como extensão de seus veículos, chegando a elaborarem conteudo especifico somente na forma virtual.
Outros veículos, já fizeram a migração integral para a área virtual.
Grandes jornais acabaram com a versão impressa e continuam suas atividades apenas na internet.


Atualmente, os grandes escritores e redatores mantem blogs na internet, onde continuam regularmente escrevendo e divulgando suas idéias.
Tudo, graças a liberdade que a internet oferece aos seus usuários.
Hoje, por força da lei que regulamenta as telecomunicações, temos rádios que funcionam na AM/FM e na internet, além de rádios que funcionam apenas na internet.
Conclusão: a informação na internet esta incorporada ao cotidiano das pessoas, as quais, tem preferido, buscar noticias na internet e não nos meios “tradicionais”.
Voce deve estar se perguntando: por que falar sobre isto hoje?
Simplesmente, porque na semana retrassada, o Programa CineTvNews procurou entrar em contato com a produção de um artista de renome nacional que estava se apresentando aqui em Belem e solicitou uma entrevista.


Obtivemos uma das respostas mais perturbadoras destes mais de três anos de programa: “que o artista somente concederia entrevista para as medias reais”. Questionamos, então, o produtor local do artista acerca do que seria a midia real? Este respondeu: “radio de AM/FM, jornais impressos e TVs. Radio na internet e blogs não são mídias reais”.
Parece incrível, mas é verdade.
Toda a evolução de internet foi negada neste raciocínio, sendo apenas considerada a tradição e não a evolução, presente nos dias de hoje.


Resta saber: se este produtor se utiliza apenas de telefone analógico e não de um aparelho celular? Será que para manter contato escrito com as pessoas ele se utiliza de cartas/memorandos ou se utiliza de e-mails?
É incrível a habilidade que as pessoas tem em negarem uma realidade quando convêm aos seus interesses, pois afirmar que a internet não é mídia real, beira o absurdo.
Aproveito para questionar: afinal o que uma mídia real?
Seria aquela que informa ao publico e que alcança este publico de forma maciça?
Tudo isso, é alcançado com facilidade pela internet e pelo blog.
Então, eu posso concluir que a internet é uma mídia real e você que lê este texto deve ter a mesma opinião
Infelizmente, esta situação vem demonstrar as imensas dificuldades que o Programa CineTvNews enfrenta nestes mais de três anos de existência, sempre procurando apresentar entrevistas com celebridades locais, nacionais e internacionais.
Nós não desistimos e vamos continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário