terça-feira, 2 de agosto de 2011

EDITORIAL- OS FÃS DE HARRY POTTER E O FANATISMO DA TV


Falar sobre fãs é uma tarefa bem facil, até porque eu, também sou um fã.
Logico, que eu sempre procurei equilibrar as obrigações que minha vida pessoal me impõem com apreciar as coisas que eu gosto.
Para mim é muito facil.
Não vou negar que existem pessoas que perdem o controle de sua condição de fãs e começam a colocar sua vontade de fã acima de sua vida pesoal.


Exageros e demencias existem em todos os meios e profissões.
Claro que existem medicos, advogados, servidores publicos e muitas pessoas que trocam suas vidas pessoais por uma vida excessiva de trabalho e mais trabalho, beirando a obssessão e com evidentes sinais de doença.
Eu não vou fazer igual a certos programas tendenciosos, os quais procuram igualar os fãs com pessoas doentes.


Não é a primeira vez que isso acontece.
Há alguns anos atras uma rede de televisão afirmou que ser fã de Jornada nas Estrelas/Star Trek é igual a ser um viciado e que ficar sem assistir aos episodios dá crise de abstinencia.
Recentemente, uma outra rede de televisão apresentou num dos seus programas materias realizadas com fãs.



É logico, que em nome da audiencia e da polemica, o objetivo não foi mostrar o fã que trabalha, paga suas contas, é prestativo e coisas assim.
O objetivo do programa foi plenamente alcançado. Mostrar o fã como alguem doente (mental principalmente), que comete as maiores locuras em nome de um fanatismo desvairado e sem limites.



Este recente programa, foi totalmente tendencioso, pois chegou a comparar o fã comum a um fã da cantora Cher que gastou muito dinheiro em cirurgias plasticas para ficar com o rosto igual ao dela. Isso tudo, devidamente explicada por uma psicologa, que estava numa praça arborizada, falando que tais coisas são fruto de: “solidão, querer viver a vida do pesonagem em troca da sua vida sem emoção”, ou seja, nada novo foi dito.


Neste recente programa, foram mostrados fãs de cultura japonesa, Harry Potter, video games e muitos outros, chegando-se ao absurdo de insinuar que haviam pessoas que estimulavam este “fanatismo” para lucrarem com isso, dentre estas os dubladores.
O por que deste comentrio sobre fãs e fanatismo? Por que ha duas semanas estive na pré-estreia do ultimo filme da cine-serie do bruxo Harry Potter.
O evento foi uma grande festa com direito a fãs, brincadeiras e muitas, mas muitas pessoas.


Não vi nenhum dos excessos mostrados em ambos os programas, muito pelo contrario, vi alegria, diversão e e entretenimento.
Ocorreram ao longo do dia, muitas atividades para os fãs que foram a pré-estreia, tudo organizado pelo fã-clube local.
Dentre elas, os concursos de cosplays (fãs fantasiados de seus personagens preferidos), algo bastante comum neste tipo de evento.


O clima era contagiante e não foi dificil voce entrar na brincadeira.
O melhor de tudo, durante o periodo que estive no local, não avistei nenhuma confusão, briga ou algo mais serio que necesita-se da intervenção de seguranças do shopping, local onde foi realizada a pré-estreia.
Confesso que duas coisas me marcaram: a impressionante quantidade de fãs que compareceram e olhar de surpresa do publico que estava assistindo outros filmes, diante da popularidade do bruxo.


É importante que saibamos diferencia o que real do que não é, pois acima de tudo devemos viver nossas vidas com responsabilidade, para que alcancemos o objetivo em sermos pessoas melhores e não ficarmos expostos em programas irresponsaveis e tendenciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário