domingo, 15 de abril de 2012

DUBLASOM NA WEB – O SEGREDO DE ISIS/A PODEROSA ISIS

O Segredo de Isis/A Poderosa Isis

A série foi a segunda produção com atores reais da produtora Filmation de Lou Scheimer e Norm Prescot que até, então, somente produziam desenhos como: Jornada nas Estrelas, As Aventuras de Batman e Robin e Tarzan e que já vinham de dois sucessos: Capitão Marvel e O Segredo de Isis/A Poderosa Isis.


A Poderosa Isis

A serie foi produzida em 1975 e 1976 com 22 episódios em duas temporadas e mostravam as aventuras da Prof. Andrea (Joanna Cameron) que descobre o segredo de um artefato egípcio e se torna a Poderosa Isis, com poderes de controlar os elementos, passando a combater as injustiças e criminosos.



Andrea é ajudada por Rick (Brian Cutler) que inicialmente aparenta ser um professor, mas depois se revela um agente do governo; Cindy (Joana Pang), sua assistente e Freddy (Albert Reed). Na segunda temporada temos Renee (Ronalda Douglas).


Isis e Tut

Curiosamente, o único que conhece a identidade de Andrea é seu corvo Tut que a auxilia em diversas missões.
As tramas giravam em torno dos dramas das pessoas comuns, igual ao Capitão Marvel, demonstrando pouco a personalidade dos personagens.

Cindy, Rick e Andrea

O grande momento da serie é quando Rick se revela um agente do governo e Isis pede auxilio, via Tut ao Capitão Marvel (John Davey), num episódio duplo, apresentado no final da segunda temporada.
O ponto negativo da produção é a precariedade dos efeitos especiais, mesmo para a época e o ponto positivo é a coragem da Filmation em produzi-la, numa época que se produziam pouquíssimas ficções-cientificas na televisão.

Isis e Capitão Marvel (John Davey)


A serie foi dublada no estúdio carioca da Herbert Richers nos anos 1970 e contou com vozes marcantes da dublagem brasileira:
Andrea/Isis foi dublada pela ótima Angela Bonatti (a voz da Batgirl em O Novo Batman e de muitas personagens marcantes na historia da dublagem brasileira); Rick foi dublado pelo diretor de novelas da Rede Globo Ary Coslov (voz de Sidney Poitier em Ao Mestre com Carinho) que na época dublava vários personagens nos estúdios cariocas.


Ricardo Marianno


Jose Santana

Cindy foi dublada pela saudosa Vera Lúcia (a voz de Bianca em Bernardo e Bianca em Missão Secreta) que faleceu precocemente no início dos anos 1980 e que dublava, na época, muitas mocinhas.


Angela Bonatti

Infelizmente, não conseguimos assistir episódios com Freddy e Renee para que pudéssemos identificar as vozes. Essa versão tem vozes maravilhosas e marcantes com uma adaptação bastante irregular, com boas e más alterações no original.
A narração de abertura foi feita de forma brilhante pelo ótimo Jose Santana (Frank Black em Millenium).


Ary Coslov

No ano de 2011, a distribuidora Focus Filmes decidiu lançar a serie no mercado de DVD redublando a serie no tradicional estúdio paulista BKS. A direção ficou a cargo da maravilhosa Márcia Gomes (a eterna voz da atriz Veronica Castro em varias novelas mexicanas).
Esta redublagem, curiosamente, esta mais próxima do original em inglês, onde temos um texto de abertura melhor, a voz de Isis alterada por um efeito e uma maior coloquialidade na interpretação.


Gilberto Rocha Jr.

Andrea/Isis foi dublada pela carismática Márcia Regina (Misty em Pokemon) e tendo sua voz alterada quando transformada em Isis. Rick foi dublado pelo ótimo Tatá Guarnieri (1ª. voz de Jack Bauer em 24 Horas) com um tom de voz grave, similar ao original.


Marcia Regina

Cindy teve a voz de Daniela Piquet (Sakura em Sakura Card Captors) com uma voz bem leve. Freddy foi dublado por Eduardo Akira com uma voz bem grave.
Apresentação/Narração foi feita de forma espetacular por Gilberto Rocha Jr. (apresentador de Os Cavaleiros do Zodiaco – Saga de Hades).

Tata Guarnieri

É similar a dublagem de Star Trek/Jornada nas Estrelas, com uma dublagem original de vozes marcantes e adaptação irregular, mas com uma redublagem bem escalada e adaptação bem cuidada.
Vale a pena conferir.

Daniela Piquet

O SEGREDO DE ISIS/ A PODEROSA ISIS
Versão brasileira: Herbert Richers/BKS
Apresentação: Ricardo Marianno/Gilberto Rocha Jr.
Narração: Jose Santana/ Gilberto Rocha Jr.
Andrea/Isis: Angela Bonatti/Marcia Regina
Rick: Ary Coslov/Tatá Guarnieri
Cindy: Vera Lúcia/Daniela Piquet
Feddy: ???/Eduardo Akira
Renne:???

2 comentários:

  1. Sem duvida,para os nostálgicos e a maioria dos fãs da série,essa redublagem não alcançou em hipótese alguma o excelente trabalho de dublagem da Herbert Richers,a começar pela narrativa da abertura,basta fazer uma comparação com a dublagem original.Na verdade em se tratando de redublagens é sempre um grande risco,as comparações serão inevitáveis,seria como refazer uma obra de arte,sem exageros.Poucas redublagens conseguem se esmerar na dublagem original em se tratando de séries de sucesso,que marcam uma época.Não querendo desmerecer totalmente o trabalho dessa nova redublagem,para mim especialmente super fã da série,a decepção inicial começou justamente pela narrativa da abertura.Salvo essa redublagem pelo bom desempenho de Marcia Regina.Infelizmente a Focus ou a BKS não pareciam ter nenhuma referência da dublagem anterior,que a um tempo atras,inclusive,foi postada no youtube com a abertura da dublagem original : https://www.youtube.com/watch?v=I_ROW40BaFc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *** A nível de informação e curiosidade para os fãs,o segundo ano da abertura da série O Segredo de Ísis ( na versão da primeira dublagem ) foi feito pelo ator Isaac Bardavid.

      Excluir