quinta-feira, 5 de abril de 2012

A PAIXÃO DE CRISTO DA RADIO NACIONAL

Gerdal dos Santos e Radio Nacional (prédio ao fundo)

OBRA PRIMA E RARA DO RADIOTEATRO, A VIDA DE CRISTO, NA RÁDIO TABAJARA, NESTA SEXTA-FEIRA, A PARTIR DE MEIO DIA

A Rádio Tabajara de Belém do Pará tem a honra de apresentar nesta sexta-feira, a partir do meio-dia, o maior trabalho do radioteatro brasileiro: “A Paixão de Cristo”. Considerada um clássico, com três horas de duração, a peça conta com a participação dos principais atores e atrizes da época, como o ator, poeta e radialista Mário Lago, no papel do Rei Herodes e Roberto Faissal, ator, produtor e compositor, no papel de Jesus, entre outros.

Radio-atores na Radio Nacional

A primeira transmissão foi gravada por sugestão de Dom Hélder Câmara, Arcebispo Emérito de Olinda e Recife. A vida e a paixão de Cristo tem narração do locutor e produtor de rádio César Ladeira, uma das vozes de excelência de toda a história da Rádio Nacional.



O radialista Gerdal dos Santos, único remanescente do programa ainda em atividade na Rádio, fala sobre seu personagem Lázaro: “Foi um momento muito especial da minha vida e que jamais esquecerei. Eram mais de 100 artistas gravando no estúdio”.

Darcy Pedrosa


Lucia Delor


Domicio Costa

Dirigida por Floriano Faissal, um dos mais famosos radioatores da época, tem autoria de Giuseppe Ghiaroni, poeta, radialista e jornalista, escritor de vários trabalhos literários para a Rádio Nacional.

Luis Manuel


Roberto Faissal


Milton Rangel



Mário Lago


Ficha Técnica Paixão de Cristo:

Adaptação: Giuseppe Ghiaronni
Direção: Floriano Faissal
Narrador: César Ladeira
Maria: Amélia de Oliveira e Amélia Ferreira
José : Emílson Fróes
Jesus menino: Luis Manuel
Jesus adulto: Roberto Faissal
Deus: Floriano Faissal
Herodes: Mário Lago
João: Celso Guimarães
Pedro: Castro Viana
André: Domingos Martins
Felipe: Darcy Pedrosa
Lázaro: Gerdal dos Santos
Anjo: Walter Alves
Satanás: Rodolfo Maia
Caifás: Castro Gonzaga
Judas: Domício Costa
Centurião: Milton Rangel:
Mãe de Lázaro: Lúcia Delor
Marta: Simone Moraes
Ana: Neuza Tavares
Chefe da Guarda: José Américo
Samaritana: Olga Nobre
Pilatos: Saint Clair Lopes
Esposa de Pilatos: Zezé Fonseca
Madalena: Isis de Oliveira
Anãs: Alfredo Vivian
Simão Cirineu: João Fernandes
Malcons: Orlando Melo

Nos demais papéis: Nelma Costa, Neiva Rodrigues, Norma Geraldi, Tina Rita, Aidê Fernandes, Lizete Barros, Teresinha Nascimento, Carmem Lídia, Maria Alice, Álvaro Aguiar, Geraldo Luz, Alfredo Viviani, Renato Murci, Bruno Neto, Nilton Da Matta, Samir di Montemor, Teixeira Filho, Edmundo Maia, Mafra Filho, Mendes Neto, Silva Ferreira, Rodrigo Sales, Rodney Gomes, Cícero Acaiaba, Dinarti Armando, Antonio Laio, Cauê Filho, Carlos Marques, Fernando Maia, Geraldo Velar, Jonas Garré, José de Arimatéia, Manoel Brandão, Waldir Fiori, Roque da Cunha, Paulo Pereira, Paulo Pereira, Volner Camargo, Dantas Ruas, João Zacarias, Artur Costa Filho e Navarro de Andrade.
Sonoplastia: Lourival Faissal, Urgel de Castro, Manoel Coutinho.
Contra-regra: Jorge de Oliveira, Izaias Silva, Geraldo Cruz, Jorge Moreira.
Operadores de som: José Marques e Francisco Onofre


A radionovela tem 3 horas de duração e sua qualidade sonora, pelas ondas da Rádio Tabajara, apesar de a gravação de ter 53 anos, é de excepcional qualidade.
O link da Tabajara é o seguinte: www.radiotabajara.com.br

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meus mais altos encômios a todos do "CineTVnews" pelo seu proficiente trabalho. Fiquei deveras sensibilizado ao visualizar a foto do inesquecível radioator MILTON RANGEL, que durante 14 anos (1952-1966) interpretou JERÔNIMO, O HERÓI DO SERTÃO, fazendo vibrar miríade de fãs, dos 08 aos 80 anos de idade. (Carlyle Cláudio Pereira - escritor - Barra Velha - SC.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também dou os Parabéns, por teres lembrado de tudo isso, eu era criança, e minha mãe Nahyr, já ouvia as novelas a noite. Eu estava lá...e também ouvia as novelas citadas pelo Sr...principalmente Jerônimo, o Heroi do Sertão....Abraço

      Excluir
    2. Também dou os Parabéns, por teres lembrado de tudo isso, eu era criança, e minha mãe Nahyr, já ouvia as novelas a noite. Eu estava lá...e também ouvia as novelas citadas pelo Sr...principalmente Jerônimo, o Heroi do Sertão....Abraço

      Excluir