domingo, 6 de junho de 2010

AS SERIES EM HORARIO NOBRE

Burn Notice - Queima de Arquivo

The Mentalist - O Mentalista

Acerto de Contas

Combate

Bonanza

As series voltaram a serem exibidas em horário nobre na TV brasileira.
Parece incrível fazer essa afirmação hoje, mas as series de TV foram banidas da TV aberta durante um longo tempo.
Desde o surgimento da TV no Brasil, houve a necessidade de preencher a programação dos canais com atrações que esperassem a chegada do chamado “horário nobre” das TVs.
Essa função foi destinada as series e desenhos.
O horário nobre era ocupado por programas jornalísticos, novelas e um linha de shows com programas de auditório.
Tudo isso no começo da TV no Brasil.
Com passar do tempo e grande repercussão que as series foram alcançando, as TVs decidiram que algumas series deveriam ser exibidas em horário nobre: Os Intocaveis, Além da Imaginação, Bonanza, Jornada nas Estrelas, Combate e muitas outras.
Essa situação continuou até os anos 80, quando grandes sucessos foram exibidos no Brasil em horário nobre.
Nos anos 90, misteriosamente, as series não apenas deixaram do horário nobre, como deixaram praticamente as grades das TVs abertas, passando a ocupar o horário da tarde ou o horário dos finais de semana, a partir das 12 horas.
Com o tempo, salvo algumas exceções, as series passaram a ser relegadas as madrugadas, logicamente, para completar o horário de 24 horas no ar.
Atualmente, fruto de uma baixa audiência e de um grande desgaste que a programação nacional sofrem decorrente de repetições de formulas, as series voltaram a ocupar o horário nobre das TVs.
É claro que a audiência respondeu e as series vem alcançando uma boa audiência, mostrando uma realidade que há muito já era conhecida: o publico gosta das series de TV.
Hoje, por força desta situação a realidade é bem diferente e as TVs exibem grandes series em sua faixa nobre de programação.
Harper´s Island – O Misterio da Ilha, foi o pontapé inicial deste redescobrimento das series e que é uma serie de mistério, no estilo Lost, mas com respostas sendo oferecidas ao público gradativamente.
Sobrenatural conta a historia de dois irmãos que são caçadores de monstros, cruzando as estradas norte-americanas enfrentando monstros, fantasmas, pessoas com poderes estranhos, demônios e uma serie de perigos. A serie foi um grande sucesso do horário nobre.
Atualmente, temos O Mentalista que é uma serie de sucesso nos Estados Unidos, falando de um homem com habilidades incríveis de dedução que passa a ajudar agentes do FBI a desvendar crimes.
Temos ainda, Acerto de contas, onde aventureiros passam a corrigir injustiças cometidas contra pessoas, através de um plano sensacional e ousado; Gangues da Noite criação de James Cameron com Jessica Alba, onde do futuro uma jovem alterada geneticamente passa a lutar contra a opressão; Queima de Arquivo, onde uma espião é demitido e passa a viver em Miami ajudando pessoas nas mais arriscadas situações, sempre auxiliado por sua mãe e mais dois espiões. Bones é uma serie, onde um policial e auxiliado por uma perita especialista em reconstituir crimes a partir de ossadas de cadáveres.
Em fim, series para todos os gostos e públicos.
Que bom que as TVs voltaram ao passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário