domingo, 18 de julho de 2010

O CINEMA 3D

Shrek Para Sempre

Alice no Pais das Maravilhas

Avatar

O cinema em 3D, ou seja, em terceira dimensão, é aquele onde você consegue assistir a tendo a sensação de que todos os elementos do filme tornaram-se reais na sua visão.
Durante muitos anos foram realizadas inúmeras tentativas em se alcançar uma real exibição em 3D, isso já acontecendo desde os anos 50, quando varias exibições testes foram feitas.
Me lembro que um dos primeiros filmes que ouvi falar que era em 3D foi um dos Tubarões, eu confesso que naquela vez não fui assistir, disseram alguns amigos que foram que eu não perdi nada. Ao contrario teria na realidade ganho, pois o filme além de ruim, vinha acompanhado da desconfortável sensação de enganação e dos óculos de papel que você tinha que constantemente ajeitar e que tirava, até mesmo, a atenção do filme.
Outro filme que me lembro foi um dos A Hora do Pesadelo, onde o Freddy Kruger matava suas vitimas em 3D.
Esse eu fui assistir e me arrependi muito. Me arrependi pelo fato de filme, também, ser bem fraco, inclusive para uma repetitiva franquia de filmes, mas me decepcionei pois acreditei que consegui ver algum em 3D numa cena, ou pelo menos, tento acreditar até hoje
Recentemente tivemos mais um filme exibido com esta antiga técnica em 3D: Viagem ao Centro da Terra com Brendan Frasier. Neste filme temos diversas imagens com enquadramentos, cores e tonalidades bem diferentes, onde foram feitas tomadas com este tipo de 3D.
Infelizmente, aqui em Belém tal tecnologia passou despercebida, pois nenhum cinema tinha equipamento necessário para que o público pudesse assistir estas cenas em 3D.
No dia 09 de julho Belem passou a ter sua primeira sala em 3D, no caso a sala 02 do Moviecom do Shopping Patio Belem, chamada de Moviecom Digital 3D.
É inegável a força que o cinema em 3D tem ganho recentemente, aumentada com o mega-sucesso Avatar que lucrou bilhões de bilheteria.
Muito se tem falado sobre esta moderna tecnologia em 3D, inclusive com muitas pessoas afirmando com todas as letras que Avatar é o único filme em 3D e que todos os outros filmes são na verdade um 2D melhorado.
Para começar, sei que Alice no Pais das maravilhas de Tim Burton e uma produção dos estúdios Disney, usou a mesma tecnologia, leia-se câmeras de Avatar.
Sei que o filme escolhido para ser o primeiro em exibição em 3d por aqui Shrek Para Sempre, também, se utilizou da tecnologia de Avatar.
Ora, se os filmes em questão não estão utilizando desta tecnologia ou mesmo se as copias que chegam ao país não são em 3D, por que ninguém até agora veio a público e denunciou esta enganação toda?
Porque, provavelmente, nós e o mundo estamos assistindo o mesmo 3
Confesso que antes da sessão estava bastante ansioso, fruto das decepções com os 3Ds do passado e estes comentários todos, mas a exibição foi além das minhas expectativas.
Somente você indo ao cinema e assistindo para se ter uma idéia do que é assistir um filme em 3D.
Na minha opinião o 3D veio para ficar e você que não assistiu esta perdendo.
Vá logo ao cinema....

Nenhum comentário:

Postar um comentário