terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FAMILIA ULTRAMAN

A Familia Ultraman

O Cinetvnews Virtual tem a honra de iniciar uma serie de matérias falando sobre um dos grandes ícones da ficção-cientifica no mundo: Ultraman.
Ultraman é um serie tokusatsu, ou seja, serie de super-heroi com atores reais, onde somos apresentados a um guerreiro espacial que luta contra alieniginas que pretendem destruir a Terra.

Vamos falar de seu criador: Eiji Tsuburaia, das origens do programa, as series exibidas no Brasil, os diversos períodos que a serie abrange.
Lembrando, para quem não sabe, que a serie Ultraman começou em 1966 e seus derivados são produzidos até hoje.

Esperamos que vocês gostem.


EIJI TSUBURAIA - O CRIADOR

Eiji Tsuburaia

Eiji nasceu em 1901 na cidade Fukagawa, distrito de Fukushima. Aos 14 anos compra com dinheiro da família uma câmera filmadora. Entre anos de 1921 e 1923 ele vai servir as forças armadas e lá aprende tecnicas de filmagem e edição.

Eiji e o elenco de Ultraman


Em 1939 é convidado a trabalhar para os estudios Toho, no setor de efeitos especiais em cerca de 40 filmes, inclusive, em filmes de propaganda militar que impressionaram as forças aliadas, durante a segunda guerra e alcançaram fama em seu pais.
Com o fim da guerra ele tem sua carreira interrompida por conta da administração americana no Japão e falta de habilidade administrativa da Toho.

Eiji com Godzila


Nos 50 Eiji volta a trabalhar para Toho.Em 1953 passa a trabalhar com o cineasta Inoshiro Hondo e em 1954 lançam o filme Godzila, grande sucesso no Japão e na Asia. Em 1956 o filme é lançado com algumas modificações, nos Estados Unidos, sendo estrelado pelo ator Raymond Burr (Perry Mason).

Eiji e o elenco de Ultra Q

No ano de 1957, faz uma colaboração com o cineasta Akira Kurosawa.
Eiji funda no ano de 1966 a Tsuburaia Productions, visando produzir material para a TV, tendo sua primeira produção a serie Ultra Q. A serie fez certo sucesso, sendo que Eiji percebeu que a serie precisava de um herói.

Ultraman e Eiji


Cria na sequencia a serie Ultraman, com a presença de um guerreiro espacial que enfrenta monstros. Foi um grande sucesso.
No ano de 1967 cria a serie Ultraseven, novamente um gigante enfrentando monstros, mas com uma abordagem voltada para a ficção cientifica. É uma das grandes series dos anos 60.

Eiji e o elenco de Ultraseven


No final de 1969, Eiji inicia a produção da próxima serie ultra, chamada de O Regresso do Ultraman, mas em 25 de janeiro de 1970, passando férias com a família ele sofre um enfarto fulminante, vindo a falecer. O Regresso estréia em 1971, sendo outro sucesso.
Eiji Tsuburaia é considerado o Rei das series tokusatsus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário