terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

EDITORIAL – O OSCAR 2012

Oscar 2012

Este ano a Festa dos Prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – O Oscar tem entre seus indicados a melhor filme, nove películas.
Isso é fruto de uma mudança na cabeça dos membros da academia que descobriram ser muito mais interessante para à industria do cinema que ter nove é muito mais lucrativo que ter apenas quatro.


A Invenção de Hugo Cabret

Os nove filmes indicados há uma predominância dos dramas. Temos A Arvore da Vida, Historias Cruzadas, Os Descendentes. Existe o drama de época O Cavalo de Guerra.
Acredito que os principais concorrentes são: A Historia de Hugo Cabret e O Artista.
Curiosamente, ambos os filmes homenageiam o cinema.
Alias, ambos, também, são os campeões de indicações, respectivamente, 11 e 10 estatuetas cada.


O Artista

Na categoria de melhor diretor, acredito que a briga esteja entre Martin Scorsese (Hugo Cabret) e Michel Hazanivicous (O Artista). Ambos têm direções primorosas, com destaque para direção de Michel, num elenco franco-americano, tendo John Goodman, James Cromwell e Malcoln MacDowell memoráveis.


A Dama de Ferro

A briga pela estatueta de melhor ator esta entre George Clooney (Os Descendentes) e Jean Dujardin (O Artista). Acredito que pelo rumo das recentes premiações que Dujardin leve o Oscar. Seu trabalho no filme é primoroso, onde o ator interpreta, dança e encanta a todos, sendo este, certamente, o inicio de uma merecida e bem-vinda carreira internacional.
Na categoria de melhor atriz, a disputa esta entre as ótimas Viola Davis (Historias Cruzadas) e Meryl Streep (A Dama de Ferro), com Meryl favoritíssima ao prêmio.


Historias Cruzadas

Com relação aos prêmios de melhor ator e atria coadjuvante, tenho como certo a vitoria de Christopher Plummer (Toda Forma de Amor), estando na categoria nomes de ótimos e reconhecidos atores e um jovem e promissor estreante, em quanto que é certo que Octavia Spencer (Historias Cruzadas) vença, com Berenice Bejo (O Artista) correndo “por fora”.


Kung Fu Panda 2

Na categoria melhor longa de animação, acredito que a disputa esteja entre Gato de Botas, Kung Fu Panda 2 e Rango, com minha torcida por Kung Fu Panda 2.


Os Muppets

Na categoria de melhor canção, que não serão apresentadas na noite da premiação, rompendo uma tradição de décadas, torço para que Real Rio (Rio) ganhe o prêmio, apesar de acreditar que o prêmio já esteja nas mãos de Man or Muppet (Os Muppets) que é uma canção de humor. Espero estar errado.


As Aventuras de Tintim

Na categoria de melhor trilha-sonora, acredito que a disputa esteja entre Howard Shore (A Invenção de Hugo Cabret) e Ludovic Bource (O Artista), com John Williams, tendo duas indicações na mesma categoria (Cavalo de Guerra e As Aventuras de Tintim), correndo "por fora". Acredito que o vencedor seja Ludovic Bource, até porque, o filme tem 50% de sua força vindo da trilha-sonora que é ótima.

Toda Forma de Amor

Acredito que A Invenção de Hugo Cabret deverá levar a maioria das premiações técnicas que concorre, pois tem um primoroso apuro técnico em recriar Paris em estúdio e recriar os trabalhos para cinema de Charles Mellier. Lembrando bastante o visual dos filmes do diretor Terry Gilliam.


Os Descendentes

Na sempre simpática categoria Melhor Efeitos Visuais temos Planeta dos Macacos – A Origem e Transformers – O Lado Oculto da Lua. Torcendo por Planeta, mas acredito que o vencedor será A Invenção de Hugo Cabret.
Bom estas são algumas das minhas opiniões sobre os possíveis vencedores, claro que na noite do dia 26/02 posso estar completamente enganado e nenhum ganhar nada...
Você concorda com a minha opinião?

Planeta dos Macacos - A Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário