quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DUBLASOM NA WEB – A FAMILIA DO-RE-MI

A Família Dó-Ré-Mi

Esta sitcom (comedia de situações) de 30 minutos de duração, fez um grande sucesso, com suas 04 (quatro) temporadas (1970-1974) e seus 96 episódios. A série que é um musical, conta a historia da viúva Shirley (Shirley Jones) e seus filhos que são descobertos por um agente musical chamado Reuben, tornando-se uma banda de sucesso com o nome de A Familia Dó-Ré-Mi (The Partridge Family no original).

Shirley Jones, Dave Madden, David Cassidy, Susan Dey, Brian Foster, Danny Bonaduce e Susanne Crough

A serie possui muitos episódios memoráveis: o piloto mostra a as dificuldades financeiras de Shriley em conseguir pagar as contas e tentar criar seus filhos, quando numa brincadeira Keith (David Cassidy), pede ajuda da família para gravar uma musica e Danny (Danny Bonaduce) decide apresentar a musica à um relutante Reuben (Dave Madden) que aceita agencia-los. É inesquecível a cena em que a família se apresenta em público pela primeira vez e começa o show com os olhos fechados. 

Elenco da 1a. temporada com Jeremy Gelbwaks

Curiosamente o foco das tramas estava nas divertidas maquinações de Danny para ganhar dinheiro fácil, Keith e Laurie (Susan Dey) com seus namorados e crises de adolescente, implicâncias entre os irmãos mais jovens Tracy (Susanne Crough) e Chris, interpretado por Jeremy Gelbwaks (o melhor baterista dos dois) e a partir da segunda temporada interpretado por Brian Forster. 

A Família Patridge 

Graças a longevidade da serie, todos os personagens tiveram episódios solos, mostrando suas personalidades. Uma curiosidade é que tamanho foi o sucesso da serie que Danny, Laurie, Tracy e Chris participaram de vários episódios do desenho da Hanna-Barbera Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973), dublados no original por Danny, Susan, Susanne e Brian. 

Reuben e a família

A dublagem brasileira melhorou o que já era bom. Excelente trabalho realizado pelo saudoso estúdio AIC – São Paulo em seus últimos anos de vida. Esclarecemos que diante da longevidade da serie, pode ter acontecido de troca de vozes da dublagem por parte do estúdio, portanto, vamos apresentar apenas as vozes que identificamos.


Todas as vozes encaixaram perfeitamente nos personagens: Shirley foi dublada pela maravilhosa Isaura Gomes (Peggy em Um Amor de Familia e Valerye em Terra de Gigantes), Keith foi dublado por Orlando Viggiane (Ryu em Street Fighter); Laurie foi dublada por Beatriz Facker, atriz que dublou dos anos 1960 até o final dos anos 1980. 

Francisco Borges


Isaura Gomes

Danny foi dublado por Ivete Jayme (Debbie em Speed Buggy); Não conseguimos um episódio com a voz de Cris/Jeremy, mas identificamos Zezinho Cutulo como a voz de Chris/Brian. Tracy foi dublada por Cristina Camargo, mas não identificamos a voz da personagem em Goober. Reuben foi dublado por Marcelo Ponce (Chefe O´Hara em Batman com Adam West na AIC-São Paulo), sendo que depois foi dublado por Xando Batista (2ª. Voz do Dr. Bellows em Jennie é um gênio). 

Orlando Viggiani


Ivete Jayme

Esclarecemos que no desenho Goober (dublado, também, na AIC) tanto Danny quanto Laurie mantiveram suas vozes brasileiras, portanto, as vozes de Tracy e Chris na ultima temporada da serie podem ter sido as usados no desenho. Outro esclarecimento é que Orlando Viggiani identificou Xando Batista como dublador de Reuben, por isso o consideramos com voz do personagem. 

Zezinho Cútulo


Xandó Bastista


A FAMILIA DO-RE-MI
Versão brasileira: AIC – São Paulo
Apresentação: Francisco Borges
Shirley: Isaura Gomes
Keith: Orlando Viggiani
Laurie: Beatriz Facker
Danny: Ivete Jayme
Cris: ????(1° ator)/Zezinho Cutulo (2°ator)
Tracy: Cristina Camargo/????
Reuben: Marcelo Ponce/Xandó Batista

4 comentários:

  1. Oi boa tarde , é possível se encontrar por aí e por as mãos na séries com a dublagem original ??

    Digo ... não necessariamente algo a venda , comercializado mas ... sei lá , em posse de colecionador para ser disponibilizado a quem interessasse , para ser restaurado , enfim ... eu só queria conhecer a série com a dublagem original , assim como outros seriados filmes . Sempre com dublagem original .

    ResponderExcluir
  2. Achei no Youtube somente um episódio dublado:
    http://www.youtube.com/watch?v=9TXx-xbcCn4
    Legendados: http://www.seriesraras.com.br/produto/Fam%EDlia-D%F3-R%E9-Mi-%252d-The-Partridge-Family-%252d-Cole%E7%E3o-%252d-Legendado.html
    Espero ter colaborado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Séries raras ... raras ? , se a série supostamente foi um fenômeno , grande sucesso até no Brasil , não sei se rara seria uma palavra adequada . Mas ajudou sim , de qualquer forma obrigado pela dica , se acaso pelo menos aquisição da série legendada for considerada , apesar de q versão legendada pode ser disponibilizada a qualquer hora .

      Já quanto ao lançamento com a dublagem original , é de se admirar e questionar por que não encontremos , considerando o grande sucesso da série . Talvez seja necessária uma campanha informal dos fãs e dos tais quais eu , interessados em conhecê-la com dublagem original .

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir