segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ESPECIAL JAMES BOND - 007: OS FILMES PARTE 2

James Bond - 007

A Era Moore foi marcada, também, por uma crise que abalou a serie e quase levando ao fim das aventuras do espião. Devido ao fraco resultado, tanto nas bilheterias quanto na produção, obtidos em 007 contra O Homem com a Pistola de Ouro. O fracasso foi tamanho que Harry Saltzman vende sua parte EON para Albert Broccoli. Esta situação fez com que o produtor pensasse acerca de manter a cine-serie, levando mais tempo entre um filme e outro, no caso foi um intervalo de 03 anos e não 02 como de costume. 

Anya (Barbara Bach) e Bond (Roger Moore) em 007 - O Espião Que Me Amava

Buscando reverter a situação Broccoli  e decidindo prosseguir, ele consegue um investimento junto aos bancos londrinos e apoio da Shell em seu próximo filme. O filme partiu de um roteiro inédito, não inspirado em nenhum dos livros, mas usando elementos de outros filmes: o vilão megalomaníaco, as super-armas, o esconderijo secreto e cenários grandiosos. Dessa combinação resultou no ótimo 007 – O Espião Que Me Amava (1977) que salvou a franquia e recolocou 007 em evidência .

Jaws/Dentes de Aço (Richard Kiel)

O filme trouxe de volta todos os elementos consagrados da franquia e brindou o público com um vilão inesquecível: Jaws/Dentes de Aço (Richard Kiel). Tamanho foi o sucesso do vilão que ele retornaria no filme seguinte: 007 contra O Foguete da Morte (1979).

Cena de 007 - O Espião Que Me Amava

Durante o lançamento do filme 007 - Na Mira dos Assassinos (1985) Moore anunciou que não permaneceria na serie, principalmente por conta de sua idade (56 anos). 

Pierce Brosnan

Com a saída de Roger Moore os produtores, Albert Broccoli, sua filha Barbara e seu enteado Michael G. Wilson, iniciaram a procura pelo novo 007. A lista ficou restrita a três nomes: Pierce Brosnan, Tomothy Dalton e Sam Neill. O escolhido foi o irlandês Brosnan. 

Pierce em Jogo Duplo

Brosnan na época estrelava a serie Jogo Duplo e que já estava praticamente cancelada, o que o liberaria do contrato que tinha para interpretar 007. O ator chegou a posar para fotos oficias com pistola e smoking. Diante da repercussão da escolha os produtores decidiram renovar a serie e por força contratual, Pierce deixou 007 e permaneceu na serie. 


Timothy Dalton

Diante deste impasse e com a saída de Brosnan, os produtores se voltaram para a segunda opção, o galês Timothy Dalton. 


Kara (Mariam d´Abo) e Bond (Dalton) em 007 - Marcado Para A Morte

Os filmes da Era Dalton buscam aproximar o 007 do cinema do 007 dos livros. Bond é passional, vingativo e amargo. Os dois filmes protagonizados por Dalton são os mais violentos da serie e, também, os mais realistas (007 - Marcado Para A Morte e 007 - Permissão Para Matar). Ainda, existem as super-armas, as belas locações, mas Bond tem um objetivo pessoal, sem mencionar que os vilões são reais: um agente soviético corrupto e um mega-traficante de drogas. Estes filmes possuem algumas das sequencias de ação mais espetaculares da cine-serie. 

Cena de 007 - Marcado Para A Morte

Este período foi marcado por duas situações que dificultaram a produção dos filmes. A retirada por parte do governo britânico dos incentivos a industria cinematográfica, encarecendo a produção de audiovisuais. Isso obrigou a produção de 007, pela primeira vez, filmar uma película inteira fora do Reino Unido, no caso o filme 007 – Permissão Para Matar todo filmado no México. 

Cena de 007 - Marcado Para A Morte

Após o termino das filmagens de 007 – Permissão Para Matar, houve uma nova briga judicial envolvendo os direitos de 007. Esta briga se arrastou por anos, fazendo com que passados 04 anos não fosse exibido nenhum novo filme do espião. Essa indefinição acerca da continuidade da cine-serie fez com que Timothy Dalton pedisse para ser liberado de seu contrato. Após uma grande insistência pela permanência de Dalton, Broccoli acabou por libera-lo. 

007 - Permissão Para Matar 

Por incrível que pareça, esta ausência, fez mais bem que mal à 007, pois tanto o público quanto a critica sentiram sua falta e pediram sua volta.

Bond em 007 - Permissão Para Matar

A volta aconteceu. No final de 1993 a questão judicial foi resolvida e em 1994 deu-se inicio a pré-produção de um novo filme. Broccoli, já sem Dalton, lembrou-se de Pierce Brosnan, que foi convidado e aceitou, tornando-se o novo James Bond.

Bond (Dalton) e Pam (Carey Lowell) em 007 - Permissão Para Matar

Nenhum comentário:

Postar um comentário