terça-feira, 16 de outubro de 2012

MORRE WILTON FRANCO


Wilton Franco

Wilton Franco nasceu em Santo Antônio de Pádua no dia 25 de julho de 1930, foi um produtor, diretor e apresentador da televisão brasileira. Foi o diretor de Essa Gente Inocente e Os Trapalhões, que foram lançados na Rede Excelsior, Rede Record, Rede Tupi e mais tarde na Rede Globo de Televisão. Em verdade, o grupo humorístico que primeiro se chamaria Os Trapalhões, surgiu no programa Os Adoráveis Trapalhões, que foi ao ar pela primeira vez na TV Excelsior, em 1966, depois passando com o mesmo formato para outras emissoras de TV brasileiras. 

Wilton em O Povo na TV

Outro grande sucesso de Wilton Franco aconteceu no SBT, em 1982, com o polêmico O Povo na TV, programa ao vivo onde se mesclavam quadros de auditório (geralmente dramas de pessoas comuns) e reportagens sensacionalistas. Wilton Franco era o apresentador principal, enquanto outros artistas da casa como Wagner Montes e Sérgio Mallandro apareciam como co-apresentadores. o Povo na TV era exibido ao vivo, direto do antigo teatro Silvio Santos (também antigo Cine Sol), para todo o Brasil, pela TVS, de 1981 até 1986, antiga rede de emissoras de Silvio Santos, atual SBT em 1987. 

Wilton apresentando O Povo na TV

Wilton Franco foi também o apresentador de Balança Mas Não Cai, criação de Max Nunes e Paulo Gracindo, que nos anos 1950 fez muito sucesso na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Tratava-se de um edifício, de apelido Balança, Mas Não Cai", onde moravam todos os astros do rádio brasileiro, como dizia Wilton, em sua apresentação. Em verdade, muitos comediantes da época ali atuavam. Ele apresentava cada esquete, como se fosse um fato ocorrido em um dos apartamentos do prédio. 



Wilton Franco trabalhou na TV Record no início da década de 1970, onde dirigiu Os Insociáveis (programa dos Trapalhões, que ainda não tinham adotado o nome pelo qual se tornariam mais conhecidos). Na TV Tupi, dirigiu Hoje é Sábado e Moacyr Franco Show; na TV Excelsior Enshowclopédia, além de Adoráveis Trapalhões. 
Wilton em Pequenos Brilhantes

De 1988 até 1992 dirigiu na Globo o humorístico Os Trapalhões, com vários quadros dirigidos ao público em geral e ao público infantil, como Quartel Trapalhão, Oficina dos Picaretas, O Filho do Computador, Trapa Hotel, Agência Trapa Tudo e Vila Vintém, entre muitos outros shows ao vivo, com a interação e participação da platéia com o quarteto, participações de vários atores da Globo, artistas de várias áreas, todo o grande elenco do humorístico, etc. Esses programas de Wilton Franco atingiam entre 50 e 60 pontos de audiência. Ele foi, por várias décadas, o maior nome da televisão brasileira. 

Wilton, Beto Carreiro e Dede Santana

Wilton durante o final dos anos 1990 e inicio dos anos 2000 foi consultor do parque Beto Carreiro World, onde prestava consultoria  artística, mesmo após a morte de Beto Carreiro os novos donos do parque continuaram com a consultoria de Wilton. 

Mike Nelson (Lloyd Bridges) em Aventura Submarina

Poucos devem se lembrar mas Wilton, também, foi dublador. No inicio dos anos 1960 ele foi a voz do ator Lloyd Bridges na série de grande sucesso Aventura Submarina (Sea Hunt). A serie falava de um mergulhador profissional, Mike Nelson, que nas profundezas do oceano vivia muitas aventuras. 

Wilton dublou Lloyd Bridges na série

Durante todas as quatro temporadas da serie (1958 a 1961), Lloyd foi dublado por Wilton no estúdio ZIV no Rio de Janeiro. A série foi uma das primeiras a serem dubladas no Brasil. 

Wilton em foto recente

Afastado da televisão e morando no sul do país, na cidade de Penha, Santa Catarina, vindo a falecer em 12 de outubro de 2012 aos 82 anos de idade, vitima de parada cardíaca.

Última aparição de Wilton na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário