domingo, 11 de abril de 2010

EDITORIAL – ULTRAMAN NO BRASIL

Ultraman

Ultraman Tiga

Nos aqui no Cinetvnews, sempre que pudemos, falamos nas series tokusatsus, que são as series japonesas com monstros e super-herois.
Essas series, por sinal, possuem muita tradição no Brasil, sendo exibidas por muitos anos e encantando muitas gerações.
Hoje o Cinetvnews vai falar sobre um personagem que marcou a infância de muitas pessoas: Ultraman.
Ultraman é uma serie, ou franquia como é chamada hoje em dia, criada nos anos 60 e que até hoje é produzida.
Na historia do entretenimento, somente temos mais duas grandes franquias deste tamanho e importância: Jornada nas Estrelas (nos Estados Unidos) e Doutor Who (na Inglaterra), pois ambas são, também, até hoje produzidas com sucesso nos seus paises.
Umas das minhas primeiras lembranças são sobre o Ultraman. Me lembro, vagamente, de ter assistido a serie, ainda, na Rede Tupi, aqui TV Marajoara, nos aos 70.
Tenho memórias mais fortes de Ultraseven, também, na Rede Tupi, me lembro de sua propaganda na TV anunciando que teríamos sete super-herois num só, falando dos monstros que carregava em cápsulas.
Me lembro de um episódio passado no gelo e que os heróis lutavam desesperadamente para vencer. Outro episódio marcante, foi quando Dan (o Ultraseven) encontrava o humano de quem tirou a forma. Este humano, por uma razão, qualquer tinha que ficar com os olhos vendados em quanto a equipe do Dan o resgatava.
Outra lembrança é que o Ultraseven podia ficar pequeno e não apenas gigante, enfrentando vários monstros nosso tamanho.
O Regresso de Ultraman é uma serie que tenho muitas lembranças.
A primeira delas era o ar meio hipye do Hideki, com cabelos grandes e roupas psicodélicas, pois estávamos nos anos 70.
Uma lembrança que tenho é que ele não tinha aparelhos para se transformar, brilha uma luz e ele se transformava. Simples.
Algo que marcou foi o famoso episodio duplo da serie na qual matavam a namorada do herói e ao final ele era capturado.
Na época eu achava que ele tinha morrido, muito tempo depois soube que ele não tinha morrido e que havia vencido os monstros. Tinha perdido o episódio seguinte...
Nos anos 80 com a chegada da TVS, atual SBT, voltou a ser exibido o Ultraman com Hayata e, agora sim, pude assistir a serie com lembranças mais vivas e nítidas.
Me lembro que com a febre das series Jaspion e Changeman, o SBT intensificou a exibição tanto de Spectreman quanto de Ultraman.
Nos anos 90 a Rede Record passou a exibir uma nova serie dos Ultra, no caso Ultraman Tiga, havendo uma campanha de marketing no canal com todos os noticiários saudando a serie, fazendo matérias.
Para vocês terem uma idéia, foi encomendada toda uma linha de brinquedos da serie.
Logicamente, que a serie tornou-se a campeã de audiência do horário e motivando a distribuída a mandar dublar a serie seguinte Ultraman Dyna que teve seu piloto dublado em português.
Infelizmente, todos os envolvidos não contaram com um fato: a desaprovação da apresentadora da atração, que pediu a substituição de Tiga, usando uma frase que foi ar: “chega de desenho feio”. Assim, a serie saiu do ar sem ter todos os episódios exibidos que somente aconteceu quando foi reprisada pela Rede 21.
Ultraman original voltou a ser exibida pela moribunda Rede Manchete, em versão redublada.
Tivemos ainda, o lançamento da serie em VHS, sendo lançados em DVD Ultraman The Next e o filme do Tiga com o Dyna.
Recentemente a TV a cabo brasileira exibiu o movimentado filme Ultramebius e Ultrabrothers.
Isso é tudo que me lembro sobre o Ultraman, espero que goste do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário