sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MORRE ROTEIRISTA DWAYNE McDUFFIE

Dwayne McDuffie

O escritor Dwayne McDuffie faleceu em 21 de fevereiro, um dia depois de completar 49 anos, devido a uma complicação após uma cirurgia realizada no dia anterior.
McDuffie era um veterano, tanto dos quadrinhos quanto da animação. Nascido em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos, sua carreira começou por volta de 1989 na Marvel Comics, com a série Damage Control, publicada em Marvel Comics Presents #19.
Outra série com enredo de McDuffie que merece destaque é Deathlok, de 1990. Depois de um breve período como editor na Marvel, ele tornou-se free-lancer, escrevendo para editoras como DC Comics, Archie Comics e Harvey Comics.

Dwayne em desenho


Super Shock em quadrinhos



Em 1992, McDuffie criou a Milestone Media, junto com outros autores negros como Denys Cowan, Michael Davis e Derek T. Dingle, que acreditavam que as minorias estavam mal representadas nas HQs estadunidenses. A preocupação com temas raciais e sociais era uma das principais características do trabalho do escritor.
Os novos títulos foram publicados em 1993, no selo Milestone, da DC Comics. A linha era composta por Hardware, Icon, Blood Syndicate e Static, revista que mais tarde daria origem ao desenho animado Static Shock (Super Shock, no Brasil).


Damage Control


Deathlok


O desenho Static Shock estreou na TV em 2000 e teve 52 episódios. Em 2003, McDuffie ganhou o prêmio Humanitas, pelo enredo do episódio Jimmy, no qual o herói se descobre incapaz de evitar que seus amigos sejam vítimas da violência.
A relação do escritor com a DC Comics teve muitos altos e baixos. Em 2009, McDuffie foi demitido da Liga da Justiça - título que havia assumido em meados de 2007, porque havia revelado publicamente seu descontentamento com a interferência editorial que seu trabalho vinha sofrendo.


Super Shock - serie animada




McDuffie encontrou na animação um ótimo ambiente para seu trabalho. Além de Static Shock, ele também foi escritor e produtor nos desenhos Liga da Justiça Sem Limites, Ben 10 e em diversos longas-metragens de animação da Warner Bros., incluindo All-Star Superman, cujo enredo ele adaptou da HQ de Grant Morrison.
O escritor participou ativamente da promoção do desenho All-Star Superman, e esteve na pré-estreia do filme, em Los Angeles, em 17 de fevereiro.

Sergio Codespoti


Fonte:
http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n23022011_03.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário