domingo, 13 de março de 2011

EDITORIAL – O OSCAR 2011 - OPINIÃO

Oscar 2011


No dia 27/02 ocorreu a premiação da Academia de Artes e Ciencias Cinematograficas, no Brasil conhecida como o Oscar.
O evento que é o mais famoso do cinema, visa premiar os melhores da industria cinematrografica norte-americana. Digo isso, porque, a premiação se destina aos cineastas da industria daquele pais e não busca premiar os cineastas de outro lugar.
Isso é perfeitamente normal, pois cada pais tem sua premiação, a qual, inclusive, visa incentivar a produção local.

James Franco e Anne Hathaway


Todo ano a premiação tem assumido uma característica peculiar e esse ano não foi diferente, característica essa oriunda dos possíveis vencedores.
Desde os meus comentários anteriores, quando da divulgação dos indicados e das premiações que antecederam o Oscar, você lerá em meus comentários feito anteriores a premiação que foram apontados três favoritos aos principais prêmios: A Rede Social, O Discurso do Rei e correndo por fora, Bravura Indomita.
Este ano, felizmente, graças a varias oportunidades, consegui assistir aos três filmes antes do evento, até para poder fazer alguns comentários e ter uma visão mais apurada do que se tratavam cada um deles.


Christian Bale, Natalie Portman, Melissa Leo e Colin Firth



Na minha opinião e, felizmente, isto já estava registrado antes do dia 27/02, o grande favorito era O Discurso do Rei que ganharia, como de fato ganhou, os principais prêmios da academia.
Também, afirmei que os prêmios de interpretação ficariam com os atores que vinham ganhando tais prêmios nas diversas premiações de outras entidades ocorridos anteriormente ao Oscar e assim se confirmou.
Afirmei que Toy Story 3 ganharia em melhor animação e que os principais premios técnicos seriam divididos entre A Origem e Alice no Pais das Maravilhas. Tudo isso se confirmou.

Melhor Diretor: Tom Hooper (O Discurso do Rei)



Essa situação não prova que eu seja um especialista genial em Oscar, mas que a premiação é bem previsível.
Não vou entrar no mérito de que este ou aquele filme deveria ganhar todos os prêmios, porque fizeram sucesso de público e critica. Infelizmente, não temos um Titanic nem tão pouco um O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei, que ganharam 11 premios.
Todos os três filmes são muito bons e merecem fazer sucesso e receberem vários prêmios.

Kirk Douglas e Melissa Leo



A cerimônia para mim foi uma das melhores que pude assistir, pois tanto James Franco quanto Anne Hathaway são bons atores e extremamente carismáticos. Um dos grandes momentos da dupla foi quando Anne apareceu vestida de homem e James de mulher num vertido vermelho.
O momento marcante do evento foi rever Kirk Douglas aos 94 anos entregar o premio de melhor atriz coadjuvante e reclamar publicamente nunca haver recebido nenhum premio.
A transmissão do evento para o Brasil merece um destaque a parte.

Rubens Ewald Filho


Na TV fechada a transmissão, graças a cobertura que o canal E! realiza todos os anos, merece elogios, pois transmite um pré-show com a chegada dos indicados no tapete vermelho, com entrevistas feitas com todos, contando, inclusive já há uns dois anos com tradução simultânea. Após a cerimônia o canal encerra com um pós-show onde os vencedores falam sobre o premio.
O canal TNT já vem exibindo a premiação há uns três anos consecutivos, exibindo um pré-show, com duração menor que o canal E!, com dois reportes um falando em espanhol e outra em português, diretamente do tapete vermelho. A transmissão neste ano foi apresentada por Chris Niklas e pelo conhecido critico de cinema Rubens Ewald Filho, com a tradução simultânea de Pierangela McCarthy.
Nada a criticar desta excelente transmissão, de ambos os canais que é muito boa, principalmente pelas mudanças e preocupação que o canal E! tem tido com o assinante brasileiro com uma melhora sentida ano após ano.
Minha única critica é com relação aos comentários de Rubens que tem se mostrado sisudo em algumas oportunidades e com alguns indicados.

Jose Wilker



Na TV aberta, novamente a cerimônia foi exibida pela Rede Globo com o comentários do ator Jose Wilker.
Sei que o Oscar não é uma final de campeonato brasileiro de futebol e nem tão pouco final de copa do mundo, sendo um evento para um público especifico, mas todo ano, a Globo desrespeita seu público, com uma transmissão cortada, já começando na metade da festa, que começou as 22:30 sendo inicia a transmissão do canal a partir das 00:15, com os lamentáveis e infelizes comentários de Wilker. Será que o jornal O Globo que faz parte das Organizações Roberto Marinho não tem critico de cinema?
Estas são as minhas opiniões, se você concorda ou discorda, entre em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário