terça-feira, 8 de março de 2011

EDITORIAL – A SEMANA DO QUADRINHO NACIONAL EM BELEM

Carlos Amorim na Semana do Quadrinho

O Programa Cinetvnews esteve presente na Semana do Quadrinho Nacional, realizado pelo Grupo Catarse de Quadrinhos e a direção da Fundação Cultural Tancredo Neves – Centur, no período de 24 a 28 de janeiro, onde foram realizados palestras, workshops, mostrando um panorama da produção do quadrinho nacional e internacional.
Foi uma semana, na qual os fãs puderam conhecer, também, grandes quadrinhistas locais , que produzem quadrinhos para o mercado nacional e internacional.
No primeiro dia tivemos palestras sobre a historia dos quadrinhos.
A primeira convidada foi a escritora e roteirista Cintia Imbiriba, autora do quadrinho Superurubu.

Alex Barros, Allan Yango, Fabio Nahum e Amorim


Cintia falou sobre sua criação que é multi-midia com historia, cd com musicas temas, bonecos e revistas de atividades. Cintia encantou a todos com a dimensão de seu trabalho, mostrando o quanto pode ser abrangente o mercado a ser explorado pelo entretenimento.
A roteirista informou que irá, em breve, conceder diversas entrevistas, inclusive em programa de rede nacional.
Tudo isso, foi acompanhado por um público bastante expressivo que se fez presente ao segundo andar do Centur.

Volney Nazareno



No segundo dia, continuamos as atividades com a realização de novos workshops e palestras com varios quadrinhistas paraenses.
O segundo dia foi bastante concorrido, até aquele momento, contando com a presença de muitos fãs e desenhistas amadores que procuraram conhecer muitas técnicas, além de conhecer as esperiencias de vários profissionais do meio..
Dentre os palestrantes tivemos a presença de Alan Yango, Alex Barros e Fabio Nahum.
Alan tem um trabalho realizado em seu blog: yangoverso.blogspot.com
Alex desenvolve um trabalho autoral e atualmente é o arte-finalista de Alan.

Carlos Paul e Amorim



Os quadrinhistas paraenses



Fabio desenha para um site norte-americano, especializado em quadrinhos hardcore.
Infelizmente, por motivos pessoais e compromissos intransferíveis, não puder comparecer no terceiro dia do evento.
No quarto dia, o público continuou comparecendo em grande numero ao evento, com um fato bem interessante, a presença acentuada do público feminino, muitas jovens compareceram ao Hall do 2o. andar do Centur e se fizeram presente.
Naquela tarde, tivemos mais um workshop promovido pelo Grupo Catarse.
A atração do dia foi a presença do quadrinhista paraense Volney Nazareno, autor de obras premiadas no Brasil, como: Belem Imaginaria, Encantarias e Quadrinorte.

Amorim e Joe Bennet



Amorim e Fabio Jansen


O evento contou também, com a presença de diversos quadrinhistas paraenses: Allan Yango; Alex Barros; Fabio Nahum; Andre Luis Ciderfão; Carlos Paul (artista exclusivo da editora Norte-Americana Marvel Comics) e Emanuel Thomaz.
Hoje tivemos o quinto e ultimo dia da Semana do Quadrinho, uma promoção do Grupo Catarse e da biblioteca do Centur.
No quinto e ultimo dia tivemos a palestra sobre roteiro de historias em quadrinhos, promovida pelo Grupo Catarse.
Também, tivemos o lançamento da revista Maximus de autoria de Alan Yango, do selo independente Yangoverso.

Amorim e Jack Jadson


O público presente no local



A midia local compareceu ao evento, onde os integrantes do grupo Catarse e Alan Yango, concederam entrevistas e falaram sobre as historias em quadrinhos.
A grande atração do dia foi a presença dos desenhistas paraenses que trabalham para as maiores editoras norte-americanas: Joe Bennet ou Bene Nascimento, Jack Jadson e Fabio Jansen.
Os quadrinhistas falaram sobre muitos assuntos: o mercado norte-americano, criação de historias e, principalmente, sobre o agenciamento de artistas locais para o mercado norte-americano, atraves da agencia Glass House Graphics Amazon e propriedade de Jadson e Bennett.
Claro, que todas os artistas e palestrantes concederam entrevistas exclusivas ao Programa Cinetvnews e que começa a escutar a partir deste programa e ao longo do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário