domingo, 13 de fevereiro de 2011

EDITORIAL – OS NOVOS FÃS DAS SERIES DE TV


As series de TV sempre fizeram um grande sucesso no Brasil.
Para se ter uma idéia, cada geração de fãs sempre teve sua serie favorita. Gunsmoke, Bonanza, I Love Lucy nos anos 50.
Todas as décadas, existiram as series campeãs de audiência com seus inúmeros fãs.
A única década que isso não aconteceu com muita força foi a década de 90.
Nela, graças a visão de que a TV deveria ser feita por uma programação nacional, proliferaram programas de auditório, novelas e miniseries.



Pouco desta programação nacional sobreviveu ou mesmo marcou época, até porque a maioria buscava audiência fácil e tinha péssima qualidade.
Não existia nem TVs a cabo, nem internet, sendo os DVDs produtos de alguma serie de ficção-cientifica.
Nesta década os grandes canais reclamavam publicamente que não entendiam porque os grandes sucessos da TV americana não agradavam o público brasileiro, chegou-se ao ponto de afirmarem que as series não tinham mais público no Brasil.
As series não atraiam grande audiência, porque começou-se nesta década a serem utilizadas como “tapa-buraco” de programação e, consequentemente, serem exibidas em horários absurdos, como as 16 horas (Sessão Aventura), ou nas tardes de finais de semana.


Naquela época os fãs tinham apenas como o único meio assistir suas series a tv.
Hoje a situação é muito diferente...
As series estão na TV aberta, fechada, DVDs, internet via streaming ou download.
Muitas são as opções.
Claro que graças a isso, houve um aumento dos fãs e permite que surjam novos fãs da series de TV.
Estes novos fãs tem varias formas de assistirem suas series de TV.


Há o chamado fã tradicional, aquele assiste semanalmente cada episódio de sua serie favorita, acompanhando passo a passo tudo o que acontece na trama, esse fã acompanha via TV aberta, fechada e internet.
Existe um fã que assiste suas series via DVDs e internet, através de mini-maratonas, evitando, logicamente saber os acontecimentos da trama até poder concluir os episódios da temporada.
Claro que isso, na minha opinião, é muito positivo e, eu, particularmente, sou totalmente a favor que isso aconteça, pois torna forte o mercado das series no Brasil.


Isso, para mim é algo salutar, pois estimula, também, que estes novos fãs não sejam apenas espectadores e conseqüente sejam passivos.
O novo fã é muito mais atuante que antes, ele escreve em blogs ou sites com revistas virtuais falando sobre as series.
Ele comenta sobre os episódios, analisando item por item e aponta as grandes tramas e as bobagens.
Existem livros falando sobre as series, contando todos os detalhes de sua criação e seus roteiros.
Hoje os novos fãs são muito mais atuantes que os fãs do passado.
Que bom.

2 comentários:

  1. Olá a todos os editores do blog, sou um daqueles fãs aficcionados por séries de ficção-cientifica e tenho já a muito tempo um dilema de nunca conseguir encontrar uma série antiga que por poucas vezes fora exibida em TV aberta, nao me lembro do nome, ou mesmo de detalhes que levassem a algum titulo. So me lembro que era uma série sobre invasão extra-terrestre onde conflitos e ações diplomaticas levaram a uma certa cooperação entre as duas partes, me lembro ainda que esses seres extra-terrestres vestiam o que eles chamavam de "Virus" que nao me lembro bem, mas era como uma pele artificial que eles vestiam para se misturarem aos humanos, estes que por sua vez tinham aspecto reptiliano, e suas naves mães eram enormes e tinham tambem veiculos menores, a Serie foi exibida em alguma TV aberta em meados de 1987/88/89. eu era bem jovem, e por isso tenho vaga lembrança.

    Caso puderem ter alguma luz que levasse a descobrir que serie foi essa, acabaria desvendando um dos misterios de minha infância.

    De qualquer forma, agradeço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Dota game. Seja bem-vindo (a). Infelizmente, fica dificil por ajuda-lo (a), pois precisariamos de mais informações: nome de algum ator/atriz, quem produzia, enfim, algo que permitisse uma melhor identificação. Se voce souber de algo a mais nos informe que poderemos identificar a serie.
    Abraços.

    ResponderExcluir