terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PORQUE OS ANIMES ESTÃO SENDO CENSURADOS?


Naruto


Fullmetal Alchemist


Inuyasha


One Piece

Os animes, os desenhos animados japoneses, sempre fizeram muito sucesso por aqui que o digam Speed Racer, Patrulha Estelar e, mais recentemente, Cavaleiros do Zodíaco e Pokemon.
Atualmente, temos muitos animes, sendo exibidos na tv brasileira, inclusive, contando com um canal exclusivo para esse fim.
A própria tv aberta tem exibido diversos animes de sucesso, tais como: Naruto, Dragon Ball, Shaman King e, por incrível que pareça, Full Metal Alchemist.
Entretanto, muitos fãs tem reclamado que muitos desenhos tem sofrido cortes absurdos que, modificam, até mesmo, o sentido de toda a série.
Infelizmente, de fato tal pratica tem acontecido, mas isso não é culpa dos canais brasileiros, quer tv aberta ou mesmo tv fechada.
A grande e única culpada disto, é a própria distribuidora do desenho.
É importante ter em mente que falamos da distribuidora do desenho nos Estados Unidos.
Vou citar dois exemplos: Inuyasha e One Peace.
Inuyasha que foi um grande sucesso no Japão e gerou diversos OVAs e filmes, sendo até hoje querido por muitos fãs. One Peace foi outro retumbante sucesso no Japão, sendo que os grandes especialistas em animes, o apontavam como uma possível nova febre nos moldes de Pokemon.
Curiosamente, ambos tiveram um desempenho medíocre fora do Japão, desempenho esse que decepcionou os donos de ambos os animes.
Esclareço, que somente os “donos” dos animes ficaram decepcionados, pois todos os fãs que assistiram, tanto as versões japonesa e internacional dos animes, entenderam o motivo de tais fracassos: excesso de cortes e mudança total no conceito dos desenhos.
Muitos devem dizer, MORTE AOS DISTRIBUIDORES. Não é bem assim.
Inicialmente, tais desenhos foram exibidos em horário e com o objetivo de atingir ao público adolescente e adulto e, justamente, por isso caíram nas boas graças dos fãs.
Devemos entender que tais desenhos são, principalmente, produtos comerciais que devem gerar muito lucro, sobre tudo no mercado fora do Japão.
Visando, isso, é lógico, que os distribuidores internacionais vão buscar atingir, também, um público mais infantil, que é havido consumidor de animes e desde de que tal adaptação seja feita com critérios e dentro de certos parâmetros, confesso que não vejo problema, pois temos como exemplo o anime Pokemon.
Todavia, o mesmo não pode ser dito com relação ao Inuyasha e One Peace, pois em quanto que o Inuyasha manteve em linhas gerais a idéia e os conceitos da série com uma e outra adaptação.
Infelizmente, não posso dizer o mesmo de One Peace, pois a adaptação feita foi uma das piores que já assisti nos animes e que foi a grande responsável pelo insucesso do anime.
Para se ter uma idéia uma série voltada para o público adolescente e adulto, ficou, totalmente, voltado para o público infantil, onde ferozes piratas não sangram, não utilizam armas de fogo e, principalmente, vivem numa eterna e incompreensível brincadeira de criança.
Essa série ficou incompreensível até para as próprias crianças e, quero acreditar, sinceramente, que a distribuidora tenha aprendido com seus erros e não os repita.
É importante que os distribuidores tenham bom censo ou se preferir tenham censo de ridículo, pois os que mais saíram prejudicados serão eles próprios, ou eles acreditam que o público assistirá qualquer coisa?
O público tem bom gosto e não quer ser subestimado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário