terça-feira, 5 de janeiro de 2010

EDITORIAL – A INVASÃO SECRETA.


Capa de Invasão Secreta


Invasão Secreta


Brian Michael Bendis - O roteirista

Esta foi, sem a menor sobra de duvidas, a maior saga dos quadrinhos dos últimos tempos, envolvendo praticamente todos os personagens do chamado Universo Marvel.
A trama é bem simples e, incrivelmente, assustadora.
Num determinado momento, a humanidade descobre que no decorrer de muitos anos foi invadida por vários alieniginas de uma raça conhecida como Os Skrulls, uma raça metamorfa, capaz de assumir qualquer forma e possuidores de um império galáctico milenar, os quais no decorrer dos anos foram se infiltrando nas mais variadas camadas da população mundial e substituindo varias pessoas por skrulls.
No contexto da historia, durante a fuga e luta dos Novos Vingadores contra Elektra e a organização ninja O Tentáculo, é descoberto que um dos mais tradicionais personagem da editora é na verdade uma alienigina infiltrada. A pergunta feita pelo grupo é: quando ocorreu a troca?
Tudo isso, deveria levar a uma união entre todos, contudo, não é o que ocorre, pois todos estão desconfiados que qualquer pessoa pode ser um skrul infiltrado.
Além disso, após o evento da Guerra Civil, o universo ficou dividido entre os heróis registrados, a serviço do governo e os não registrados, considerados fora da lei e perseguidos por todo, leia-se, o governo, certo? até que seria
No decorrer da trama, muitos personagens principais da Terra se revelam skrulls infiltrados, o que somente aumenta a desconfiança de muitos grupos.
Durante a luta de resistência dos humanos, muitos skrulls infiltrados se revelam causando perdas irreparáveis para a humanidade.
O clímax da batalha acontece em Nova York, quando heróis, vilões, deuses e pessoas comuns se unem contra a ameaça alienigina.
A trama é boa e bem conduzida por Brian Michael Bendis, com a habilidade e competência que lhe são habituais.
Para se ter uma idéia um dos pontos que mais me chamou a atenção foi o clima de desconfiança paranóica que se abateu sobre todos os personagens no decorrer da trama, pois qualquer um poderia ser um skrull infiltrado, sem que houvesse uma forma de saber quem era e quem não era.
O desenvolvimento dos personagens é muito bem feito, principalmente a Mulher-Aranha e o Sr. Fantastico.
Cabe um destaque para duas edições, a primeira que faz uma recapitulação de todas as aparições dos Skrulls nas historias da Marvel e uma outra sub-trama, contada nas historias dos Novos Vingadores, mostrando que vários eventos, Dinastia M, A queda dos Vingadores, Guerra Secreta e Guerra Civil tiveram a participação direta dos alieniginas nos fatos.
A trama peca, na minha opinião, justamente em seu desfecho que lembra muito o final da nossa primeira edição das Guerras Secretas, onde após tanta luta, tantas mudanças, personagens com perfis e decisões tão profundos, mas no final volta tudo como era antes.
Outro ponto positivo foi o desenho de Lenny Yu, com um traço que escapa do traço clássico de um John Buscema, Jim Lee, lembrando um pouco o grande e inesquecível Bill Sinkevicz.
É bom, mas no final falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário