quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SERIEMANIACO - CSI INVESTIGAÇÃO CRIMINAL


CSI - Investigação Criminal





Elenco das 09 temporadas da serie




Elenco da 9ª temporada com Laurence Fishburne


Poster da 10ª Temporada da serie

O mega-produtor de cinema Jerry Brucheymer (Piratas do Caribe/Top Gun) já havia produzido uma série chamada Soldiers of Fortune, inc que teve duas temporadas (1997/1999), buscava produzir um programa que realmente fizesse sucesso junto a tv americana.

O roteirista Anthony E. Zuycker, já havia tentado mostrar suas idéias sobre uma nova série policial, porém ninguém lhe dava uma oportunidade. Em quanto esperava, Zuycker trabalhava como garçom até que algum produtor, acredita-se que seu projeto desse certo.

O roteirista encaminhou a Bucheymer a idéia básica do piloto. No piloto foi proposta uma inversão do foco da investigação, antes as figuras centrais eram os detetives da policia, usando o apoio dos peritos criminais. Agora, os centrais são os peritos, tendo os detetives da policia como apoio. Outro elemento novo seria a utilização de espetaculares efeitos especiais para mostrar os detalhes da investigação (do ângulo do disparo, ossos se partindo, peças minúsculas em detalhes).

No piloto, temos uma equipe de peritos criminais da cidade de Las Vegas, a chamada cidade do pecado. Esta equipe é formada por um chefe meio nerd (Grissom), uma ex-dançarina de cassino (Catherine), um viciado em jogo (Warrick), a filha de uma importante juiza local, e dois peritos recém promovidos (Nick e Sara), sendo que um deles foi ex-aluna de Grissom. Além disso, dirigindo os peritos no turno da noite temos um sargento veterano de policia (Brass).

A primeira investigação mostra uma das características da série: a equipe investigando dois casos distintos, Grissom investigando um suposto suicídio; Catherine e Warrick investigando a morte de um drogado.

O elenco tem como líder o ator William Peterson (Grisson) de filmes como Jovens Demais para Morrer/Dragão Vermelho, sendo que os demais já são conhecidos de outras séries: Marg Hengelberg (Catherine) em A Experiência, Gary Dourdan, Jorja Fox (Sara) de Plantão Médico, Eric Szmanda, Robert David Hall e Paul Guilfoyle (Brass) de Força Aérea Um. George Eads (Nick) fez sua estréia na tv em CSI.

A série não foi um grande sucesso na sua primeira temporada, mas garantindo sua renovação para uma segunda. Na segunda temporada é que série fez um estrondoso sucesso, conseguindo atingir a marca de 20 milhões de telespectadores e batendo o sucesso da época que era a série Plantão Médico (E.R.).

Um dos elementos de sucesso, é que a série possui episódios fechados, permitindo ao público poder assistir qualquer episódio, sem se preocupar pelo fato de haver perdido o episódio anterior, contrariando a tendência atual da tv americana em historias continuadas.

Em razão da defasagem entre os episódios exibidos pela tv aberta (3ª. temporada) e a tv fechada (8ª. temporada) preferimos não citar os fatos envolvendo os personagens para não estragar as surpresas.

O que podemos citar é que o elenco manteve-se o mesmo até a 8ª. temporada, sendo que na 7ª. temporada houve entrada da Detetive Sofia (Louise Lombard)) e a saída de Sara na 8ª. temporada, outro que anunciou sua foi Warrick.

A 9ª temporada foi marca pela saída de Warrick e Grisson, sendo substituidos por Riley Adams (Lauren Lee Smith)e Raymond Langston (Laurence Fishburne). Foi uma temporada bem atribulada com certo nervosismo por parte de Fishburne, o qual procurava encontrar o tom certo para o papelo ator.

a 10ª temporada começa com o elenco do final da temporada anterior e a volta de Sara Sidle (Jorja Fox) para uma serie de episódios, visando trazer de volta varios fãs antigos do programa.

O sucesso de CSI originou diversas outras séries com equipes de investigações, dentre estas: CSI Miami; CSI New York, Os Desaparecidos/Without a trace, Cold Case/Arquivo Morto. Estes todos produzidos por Bucheimer e em plena exibição.

A série originou uma franquia conduzida por seus três produtores: Carol Mendelson, Zuycker e Ann Donahue. Mendelson é a produtora de CSI, sendo veterana produtora/roteirista de sucessos: Contrato de Risco/Stingray; Melrose. Zuycker produz CSI - New York e Donahue produz CSI – Miami.

Na 2ª. temporada, já sendo uma série de sucesso, foi filmado um episódio (Crossroads) onde Warrick e Catherine investigam um crime que os levam até Miami, onde auxiliam a equipe de peritos liderados pelo Tenente Horatio Cane (David Caruso de Michael Reyes/N.Y. contra o crime). O epísódio serviu de piloto para a série derivada (spin-off) CSI - Miami.

No Brasil a série era exibida até a 7ª. temporada pelo canal Sony, sendo que atualmente é exibida pelo Canal AXN. Na tv aberta começou a exibição da 6ª. temporada pela Rede Record e passarpa, a partir de 25/01/2010 a ser exibida diariamente as 21 horas (horario de Brasilia).

3 comentários: