quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

FALTA DE APOIO É IGUAL A FALTA DE VISÃO OU É BURRICE?


Jornada nas Estrelas - Serie Original


Familia Ultraman

Sempre existiram muitas idéias para falar sobre o mundo do entretenimento, cultura pop e afins, mas estas ideais em sua maioria não são aproveitadas ou quando são, duraram pouco tempo.
Lembro-me que antes do boom da informática havido de uns dez anos pra, era muito difícil haver um programa no rádio ou mesmo na tv que falasse abertamente sobre cultura pop e entretenimento.
No passado no rádio tivemos o saudoso Lanterna Mágica, o qual em sua totalidade era voltado para o cinema, mas tocava diversas trilhas sonoras de filmes e séries de tv.
Outro programa que me lembro, esta na tv foi o, igualmente saudoso,TopTV, este sim, falava de séries, desenhos, quadrinhos, dublagem. Tudo sobre a cultura pop era nele abordado. Inclusive, o programa TopTV fazia diversos especiais sobre diversos temas: Família Ultraman, Jornada nas Estrelas entre outros.
Por que tais idéias não foram levadas a frente?
Muitas são as explicações, mas nenhuma esclarece o que fato veio a acontecer.
No caso do Lanterna Mágica, era transmitido por um radio estatal e existiram diversas mudanças de horário até que o mesmo ocupasse o horário da tarde e, por fim deixou de ser transmitido com mudança de direção da rádio.
O TopTv era um programa que começou sendo exibido apenas para o Rio de Janeiro e depois passou a ser exibido em rede nacional. Fez muito sucesso, porém, a rede simplesmente não teve mais interesse em exibi-lo.
Percebemos que antes, não havia um investimento dos meios de comunicação em veicular programas sobre cultura pop.
Seria falta de visão, falta de apoio ou seria falta de vontade?
Hoje, com o advento da internet quem gosta de cultura pop não tem do que reclamar, pois não há limite para que pode ser veiculado.
Inclusive, hoje temos uma seguimentação.
Temos programas sobre quadrinhos: HQ e Cia, Banca de Quadrinhos. Sobre dublagem temos o programa Dublatop.
Quando, há algum tempo poderíamos ter tal diversidade, sem a existência de apoio.
É um fato que graças a tal tecnologia, hoje fatalmente, teremos um volume maior de informação e sem qualquer apoio.
Isso a meu ver é algo extremamente positivo, dando ao fã chance de fugir da mesmice que impera nos grandes meios de comunicação e buscar alternativas muito boas.
Hoje verifica-se que a falta de visão dos grandes veículos, esta permitindo uma fuga dos fãs e isto esta sendo refletido, inclusive sobre a audiência de muitos programas.
É importante que os grandes veículos de comunicação tenham a visão de que a internet já esta começando a gerar bons frutos.
Para se ter uma idéia nos EUA alguns programas veiculados na internet já estão sendo veiculados nos grandes canais mostrando que o público precisa de novidades.
Não se poder ficar cego à uma realidade que se torna mais cristalina. A um público querendo bons programas. É simples.
Negar apoio para uma boa idéia não é apenas falta de visão é burrice e acredito que a TV brasileira precisa enxergar isto, antes que seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário