terça-feira, 11 de maio de 2010

OS FILMES DE SUPER-HEROIS

Batman - O Retorno

Batman - Eternamente

Homem-Aranha 3

Watchmen

Homem de Ferro

Os filmes tendo por base os personagens de historias em quadrinhos, especificamente, os super-herois, já são uma tradição no cinema.
Durante muitos anos, eles freqüentaram as matines dos seriados dos estúdios Columbia, RKO e Republic Pictures, a mais famosa produtora de seriados de todos os tempos, por sinal, e muitos outros.
Muitos foram as personagens que ganharam vida na tela: Fantasma, Batman, Superman, Dick Tracy.
O primeiro super-heroi que assisti no cinema foi Superman, no inesquecível Superman – O Filme.
Essa super-produção é marcante em todos os sentidos. Não apenas por seu roteiro, de autoria do Mario Puzzo, autor de O Poderoso Chefão, mas também, por seu elenco estelar: Marlon Brando, Gene Hackman, Glen Ford, mas pelos carismáticos Christopher Reeve e Margot Kidder. Além, dos impressionantes efeitos especiais prometendo que você acreditaria que um homem pudesse voar. Promessa cumprida.
Em 1989 veio Batman com o controvertido Michael Keaton interpretando a personagem, tendo Jack Nicholson como Coringa e Kim Basinger como a namorada do herói. Na minha opinião, o filme cumpriu o que prometeu, com personagens cheios de traumas e motivações. Parabéns à Tim Burton e equipe.
Dick Tracy dirigido e estrelado por Warren Beaty e Madonna foi uma justa e merecida homenagem ao policial criado por Chester Gould. Contando com um elenco estelar de vilões com nomes de: Henry Silva, Wlliam Forsythe, Dustin Hoffman, Dick Van Dyke e Al Pacino. Num trabalho de maquiagem impressionante, onde a vasta lista de vilões foram re-criados na tela. Outro destaque ficou pela maravilhosa fotografia de Vitorio Storaro (vencedor do Oscar de melhor fotografia), além da canção interpretada por Madonna (melhor canção original).
Outra adaptação de destaque foi Rockteer, criação de Dave Stevens, onde temos um piloto de testes que descobre um foguete capaz de fazer as pessoas voarem. Uma impressionante re-construção dos anos 30, numa trama envolvendo nazistas, gangsters, espiões e muita aventura. O elenco contou com nomes de peso: Jennifer Connely, Alan Arkin, Timothy Dalton e William Campbel. O ponto alto são os impressionantes efeitos especiais da Industrial Light and Magic.
O Fantasma foi um filme que me emocionou por vários motivos. O primeiro foi pela perfeita recriação dos elementos que fazem parte da mitologia do Espirito-Que-Anda: A Caverna da Caveira, O Trono da caveira, os anéis da caveira e do bem, o espírito de equipe entre o Fantasma, Capeto e Herói, sem mencionar na sempre benvinda Patrulha da Selva. No elenco Billy Zane, Katherine Zeta Jones, Treat Williams e James Remar.
Nesta atual fase, as adpatações de filmes de super-herois se transformaram num sub-genero, tendo inicio com o primeiro Blade, estrelado por Wesley Snipes e dirigido por John Singleton; depois tivemos os X-Men de Bryan Singer, que dispensa comentários, principalmente, graças ao segundo filme, revelando ao mundo Hugh Jackman, tendo ainda, Hale Barry e Sir Ian McKelan.
Homem-Aranha de Sam Raimi, tendo a frente Tobey Maguire e Kristen Durst, onde, felizmente, tivemos mais Peter que o Aranha, com dois ótimos filmes e um espetáculo de efeitos especiais.
Hulk foi apresentado com duas visões diferentes: uma mais psicológica, com Ang Lee, Eric Bana, Jennifere Connely e Nick Nolte, e outra mais voltada para ação, dirigido pelo especialista em ação Louis Letterier, com Edward Norton, Tim Roth (sempre excelente) e com cenas filmadas no Rio de Janeiro.
Batman, tornou-se, graças ao segundo filme, um exemplo de adaptação de super-herois para cinema, tendo um roteiro bem feito, cenas de ação impactantes, personagens bem construídos e um inesquecível vilão, corrigindo os erros do primeiro filme. Direção precisa de Chris Nolan, com Christina Bale, Michael Kane, Morgan Freeman, e o sensacional Heath Leadger.
Homem de Ferro é um marco no gênero, primeiro por ser o primeiro filme feito por uma editora de quadrinhos e por desencadear fatos que repercutiram em todos os outros filmes a serem produzidos pela editora. Claro, que o primeiro filme teve um trama bem feita e bem conduzida por Jon Fevreau, com um elenco afiado, tendo a frente um sensacional Robert Downey Jr, Gwyenth Paltrow e Jeff Bridges. Isso, sem esquecer o espetáculo dos efeitos visuais, desafiando o público a descobrir o que é real e o que efeito.
Esses foram alguns filmes de super-herois que me lembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário