domingo, 28 de novembro de 2010

DUBLASOM NA WEB – ENIO E BETO

Beto e Enio

Esta dupla é mais um dos vários quadros da famosa Vila Sesamo. Vila Sesamo foi criada em 1969 por Jim Henson, criador do Muppet Show, que tinha por objetivo educar as crianças que assistiam a televisão. No Brasil o programa foi exibido na Rede Globo nos anos 70 e fez um estrondoso sucesso, sendo que os mais populares foram a dupla Enio e Beto.


As historias da dupla mostravam o seu dia-a-dia nas mais variadas situações, que iam de um problema domestico ou mesmo alguma confusão que acontecia na hora de dormir.
Beto sempre o mais esperto da dupla, tentando resolver as mais variadas confusões criadas por seu amigo Enio. Era um bordão muito comum entre as crianças dos anos 70, antes de dormir se despedir dizendo: “boa noite Enio e boa noite Beto”.



Durante muitas décadas tanto a dupla quanto a Vila Sesamo estiveram ausentes da TV brasileira, ao contrario do que acontecia nos Estados Unidos que se tornou uma grande atração e verdadeira instituição da TV.

A dupla em ação

Em 2006 a TV Cultura de São Paulo trouxe de volta a Vila Sesamo e Enio e Beto, contudo não repetiu nem de longe o sucesso do passado.

A turma da Vila Sesamo


A dublagem feita no estúdio Alamo foi sensacional e contribuiu para o sucesso do programa, num trabalho que até hoje deixa saudade.

Ionei Silva

Beto foi dublado por um maravilhoso e vibrante Ionei Silva (O Mestre dos Magos em A Caverna do Dragão e Hideki Go em O Regresso do Ultraman), transmitindo a tranquilidade e a irritação com as confusões de Enio.

Muibo Curi

Enio foi dublado pelo saudoso Muibo Curi que transmitia todo ar abobalhado e ingenuidade da personagem de forma empolgante, inclusive, numa química impressionante com Ionei, numa época em que os atores em dublagem gravavam juntos. A dublagem brasileira melhorou e muito o original, tornando este quadro um verdadeiro clássico.

É lamentável que esta dublagem original não esteja a disposição do público para matar a saudade.

VILA SESAMO – BETO E ENIO

Versão brasileira: Alamo –São Paulo
Beto: Ionei Silva
Enio: Muibo Curi

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria de ótima qualidade e coroada com o comentário sobre a perfeita dublagem com as vozes inesquecíveis de Ionei Silva (o "Baretta" da TV) e Muibo Cury. Aqui, como no caso da Turma do Manda-Chuva, a dublagem brasileira era melhor que a original americana. É só comparar. Obrigado a toda a equipe de CineTVNews.

    ResponderExcluir