terça-feira, 30 de novembro de 2010

MORRE IRVIN KERSHNER DIRETOR DE O IMPERIO CONTRA-ATACA

Irvin Kershner


Hoje (29/11/2010) foi noticiado que Irvin Kershner, diretor do considerado melhor filme da franquia Star Wars, “O Império Contra-Ataca”, morreu em Los Angeles. Agora, o criador, produtor e diretor da franquia, George Lucas, emitiu um comunicado em memória de Kershner. A declaração foi escrita por Lucas e lançada no site StarWars.com:
“O mundo perdeu um grande diretor e uma das pessoas mais genuínas que eu tive o prazer de conhecer. Irvin Kershner era um verdadeiro cavalheiro em todos os sentidos da palavra. Quando eu penso em Kersh, penso em seu carinho, sua delicadeza e seu talento. Eu o conhecia da USC [Universidade do Sul da Califórnia]. Assisti suas palestras e ele estava no painel do festival que deu o prêmio ao meu curta ‘THX’. Eu o considerava um mentor.


George Lucas, Darth Vader (David Prowse) e Kershner


Na sequência de Star Wars, eu sabia que uma coisa era certa: eu não queria dirigir o segundo filme. Eu precisava de alguém que eu pudesse confiar, alguém que eu realmente admiro e cuja obra tivesse maturidade e bom humor. E isso era Kersh. Eu não queria que ‘Império’ se tornasse apenas uma seqüência qualquer, outro episódio de uma série de aventuras espaciais. Eu estava tentando construir alguma coisa, e eu sabia que Kersh era o cara certo para me ajudar a fazê-lo. Ele contribuiu muito. Eu sou realmente grato a ele. Ele era um grande amigo. Ele fará falta“.


Nas filmagens de O Imperio Contra-Ataca




Ainda que não tenha dirigido muitos filmes, Kershner acabou entrando para a história do cinema ao ser o responsável pelo melhor filme da saga criada por George Lucas. Graças aos conflitos e ao clima soturno de O Império Contra-Ataca (1980), toda uma legião de fãs idolatra este senhor que sequer queria trabalhar na continuação de Guerra nas Estrelas (1977).


007 - Nunca Mais Outra Vez


Antes de O Império, Kershner dirigiu Os Olhos de Laura Mars (1978); depois, ainda faria 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983) e Robocop 2 (1990), seu último filme. Mas nada em sua carreira chegou perto do sucesso do segundo filme da trilogia clássica de Star Wars, trabalho pelo qual ele será eternamente lembrado.


Robocop 2

Em 1961 foi candidato à Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes por "Hoodlum Priest" (1961) e em 1977 foi candidato ao prêmio Emmy por sua direção no filme para televisão "Raid on Entebbe" (1976).

Resistindo ao Lado Sombrio


A princípio, Kershner resistiu a dirigir "Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca", como o pediu George Lucas. Apesar de ter recusado a oferta inicialmente, decidiu aceitá-la após as pressões de seu agente na ocasião.
"Acho que foi além de 'Star Wars'. Havia humor e se conheceu melhor os personagens", disse nos extras do DVD do filme.




Nascido em 1923 na Filadélfia, Kershner dedicou-se à música e à fotografia antes de começar a gravar seus primeiros filmes.
Graduado pela escola de cinema da Universidade do Sul da Califórnia, ele recebeu sua primeira oportunidade pelas mãos do mestre do terror Roger Corman, para quem dirigiu "Stakeout on Dope Street" (1958), à qual seguiram obras como "The Young Captives" (1959), "Face in the Rain" (1963) e "A Vingança de um Homem Chamado Cavalo" (1976).

Elenco de Seaquest - Missão Submarina



Seu último trabalho foi a série de ficção científica "SeaQuest - Missão Submarina" (1993).
Kershner também atuou em alguns filmes, como em "A Última Tentação de Cristo" (1988), de Martin Scorsese
O diretor americano faleceu aos 87 anos.



Fonte: Agencias de noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário