quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

DUBLASOM NA WEB – O TRAPALEÃO

O Trapaleão

O Trapaleão é um desenho produzido pela Hanna-Barbera em 1977, sendo exibido dentro do programa do Elefantastico e fantasmas Treme-Treme e Arrepio, e na minha opinião, o mais divertido dos três.
É uma comédia pastelão e bem física, onde temos uma turma de jovens ambientados nos anos 50, com seus sueteres de ginásio e os rapazes usando jaqueta de couro e enormes topetes nos cabelos, no caso do Trapa era sua enorme juba.

Pesado, Xuxu, Zelda, Jamanta e Trapaleao

Pesado

A turma é formada todos por animais, é liderada pelo Trapaleão (um leão) que cheio de gírias e malandragem atrai muita confusão. Além dele temos: Pesado (um hipopótamo), Jamanta (gorila) e o mais forte da turma; Risonho (hiena); Biela (jacaré) e as meninas: Xuxu (leoa) e Zelda (avestruz).
O desenho, felizmente não esta datado, sendo, inclusive, muito divertido com personagens bem definidos, principalmente o Trapaleão com seu ar malandro falando cheio de gírias e os atrapalhados Biela e Pesado.


A turma com Biela (ao volante) e Risonho (atras)

A dublagem feita na Herbert Richers contou com grandes vozes e vozes pouco conhecidas, mas bastante utilizadas na época.
O destaque vai para o Trapaleão dublado pro Silvio Navas um dos grandes atores da dublagem, garantindo o ar de adolescente dos anos 50 e cheio de gírias, preocupado com o topete ou melhor, sua juba. No final da serie Navas foi substituido pelo excelente Isaac Bardavid (Kitt em A Super-Maquina dos anos 80 e Esqueleto em He-Man) mantendo seu ar malandro.

Silvio Navas


Isaac Bardavid


Biela foi dublado por Waldir Fiori, aumentando o ar atrapalhado e brincalhão do jacaré.
Pesado foi outra grande voz da serie feita por um ator que não conseguimos identificar, mas que dublou o Ze Colmeia tanto na Corrida Espacial quanto na Policia Espacial, emprestando sua voz grave, mas deixando um ar de adolescente.

Ionei Silva


Waldir Fiori

Jamanta foi outra voz que não conseguimos identificar, sendo que o Risonho foi dublado pelo ótimo Ionei Silva (Hideki Go em O Retorno do Ultraman e a primeira voz do Mestre dos Magos em A Caverna do Dragão).
Xuxu foi dublada por Anilza Leoni (madrasta de Christiane Torloni em A Gata Comeu) em um de seus raros trabalhos em dublagem e Zelda foi dublada por Adalmaria Mesquita (Sondra Locke em vários filmes de Clint Eastwood e Cristen em Centurions).


Anilza Leoni

Adalmaria Mesquita

O TRAPALEÃO
Versão brasileira: Herbert Richers – Rio de Janeiro
Apresentação: Ricardo Marianno
Trapaleão: Silvio Navas (1ª. Voz)/Isaac Bardavid (2ª. Voz).
Jamanta: ???
Pesado: ???
Risonho: Ionei Silva
Biela: Waldir Fiori
Xuxu: Anilza Leoni
Zelda: Adalmaria Mesquita

2 comentários:

  1. É possível ver algum episódio desse desenho, com a dublagem da Xuxu por Anilza Leoni? Pesquiso sobre a carreira da atriz e desconhecia este seu trabalho como dubladora.

    Atenciosamente

    Daniel Marano
    dannymas_rj@hotmail.com
    daniel.marano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Daniel,
    É possivel, sim. Tanto O Trapaleão, quanto De Volta ao Planeta dos Macacos, ambos trabalhos da Anilza Leoni, eu tirei do youtube.
    Saiba que já consultei alguns dubladores e me confirmaram que ela dublou pouco, mas consegui identificar este dois trabalhos dela na dublagem.
    Espero que isso venha lhe ajudar e desejo sucesso em sua pesquisa.
    Parabens pela iniciativa.
    Posso lhe enviar, via e-mail, as pautas do programa cinetvnews?
    Abraços.

    ResponderExcluir