domingo, 5 de dezembro de 2010

EMMY INTERNACIONAL

Emmy International


O programa argentino Caiga Quien Caiga (CQC), há 15 anos no ar, ficou no dia 27/09/2010 com seu primeiro Emmy Internacional, realizado em Nova York, após outras oito indicações, em prêmio dominado pelas produções do Reino Unido.
"É incrível poder levar o prêmio para casa. A mensagem é clara: é preciso seguir fazendo-o tão bem como até agora, porque vêm mais prêmios a caminho", disse Julieta Shama, representante da produtora do programa, a Eyeworks Cuatro Cabezas, após receber o prêmio de melhor produção de entretenimento sem roteiro.
Após oito nomeações infrutíferas, o CQC alcançou um prêmio que, segundo uma ainda incrédula Julieta, ratifica "o bom trabalho" de toda a equipe que faz possível um programa original da Argentina e que foi adaptado para vários países, inclusive o Brasil.
"É um prêmio merecidíssimo pela enorme equipe que faz possível este programa. Além disso, é um grande reconhecimento, que evidencia mais uma vez que a produção está superviva e que a fazemos melhor a cada ano", comentou.
O CQC foi, assim, o único finalista latino-americano que saiu vencedor na entrega do Emmy Internacional, prêmio entregue pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos e que em sua 38ª edição registrava um aspirante latino em todas as suas dez categorias.




CQC - Caiga Quien Caiga



A Argentina partia com quatro candidaturas no total, entre as quais destacava a de Leonardo Sbaraglia como melhor ator pela série Epitáfios, da HBO Latin America, que também era indicada a melhor série dramática.
Sbaraglia e Epitáfios foram desbancados pela produção britânica The Street, da BBC, e seu protagonista, o ator inglês Bob Hoskins, que convenceram o júri com seu retrato da vida dos moradores de uma rua da cidade de Manchester.
"Não há motivos para tristeza. O simples fato de ser nomeado como um dos melhores atores de fora dos Estados Unidos é maravilhoso", disse Sbaraglia.



Bob Hoskins



O ator argentino era indicado em disputa com Hoskins, que não esteve presente na cerimônia realizada em um hotel nova-iorquino, com o alemão Sebastian Koch, conhecido por seu papel no filme A Vida dos Outros, e o intérprete filipino Sid Lucero.
A argentina Ciega a Citas perdeu o prêmio de melhor telenovela para a portuguesa My Love, produzida pela Plural Entertainment, a primeira produção de Portugal a vencer um Emmy.
O Brasil era outro dos países favoritos, com cinco candidaturas, indicações que ficaram eclipsadas diante dos vencedores da noite: as produções do Reino Unido, o país que levou mais prêmios.


Simon Cowell e Rupert Murdoch


Dos seus nove finalistas, cinco saíram com o prêmio, entre os quais, além de The Street e Bob Hoskins, a atriz Helena Bonham-Carter, dos filmes Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas e Sweeney Todd, que foi eleita a melhor atriz, em láurea que não foi receber.
Helena deixou para trás a brasileira Lília Cabral (indicada pelo papel de Tereza na novela Viver a vida), a alemã Iris Berben e a sul-africana Lerato Mvelase.
O Brasil concorria ainda com Por toda a minha vida: Cazuza, como melhor programa de arte; Kuarup, por melhor documentário; Som e fúria, como melhor minissérie; e Do-Ré-Mi-Fábrica, como melhor programa infanto-juvenil.


Lorne Michaels


O Reino Unido ficou ainda com os prêmios de melhor programa infantil (Shaun the Sheep) e melhor minissérie ou telefilme, com Small Island.
Outra aposta latino-americana que ficou sem prêmio foi a série mexicana Los simuladores, que em sua segunda temporada aspirava ao prêmio de melhor comédia, competindo com a britânica Peep Show e a tailandesa Talok Hok Chak, assim como a israelense Traffic Light, que acabou vencendo.
Na entrega dos prêmios, a Academia reconheceu a carreira do britânico Simon Cowell, produtor-executivo de programas como American Idol e Got Talent, em prêmio que lhe foi entregue pelo magnata Rupert Murdoch, proprietário da News Corporation.
Também foi homenageado o canadense Lorne Michaels, criador do Saturday Night Live, considerado a "escola de humoristas" dos Estados Unidos.


The World According to Ion B


Programa Artístico
“The World According to Ion B”
HBO/Alexander Nanau Production (Romênia)

Melhor Ator
Bob Hoskins por “The Street”
ITV Studios para a BBC (Reino Unido)




Helena Bonham Carter


Melhor Atriz
Helena Bonham Carter por “Enid”
Carnival Film & Television para a BBC (Reino Unido)

Melhor Programa Infanto-Juvenil
“Shaun the Sheep”
Aardman Animations/WDR & WDR mediagroup GmbH/BBC (Reino Unido)

Os Produtorees de Traffic Light Miller e Kuperman



Melhor Comédia
“Traffic Light” (série que terá versão americana com o título de “Mixed Signals” pela Fox)
Kuperman Productions/Keshet Broadcasting (Israel)

Documentário
“Mom and the Red Bean Cake”
Munhwa Broadcasting Corporation (Coréia do Sul)



The Street

Melhor Drama
“The Street”
ITV Studios para a BBC (Reino Unido)

Melhor Programa Não-Ficcional
“CQC” (Caiga Quien Caiga)
Eyeworks Cuatro Cabezas SA (Argentina)



My Love

Melhor Novela
“My Love”
Plural Entertainment (Portugal)

Melhor Telefilme ou Minissérie
“Small Island” (minissérie)
Ruby Television/AL Films/Northern Ireland Screen para a BBC e WGBH Boston (Reino Unido)

Fonte: Folha.com

Um comentário:

  1. Epitafios série com algumas temporadas se posicionou como um dos favoritos. Este meu jogador favorito era Leonardo Sbaraglia, a quem eu estou vendo agora na nova serie 2015 : "O hipnotizador" uma produção em que o protagonista eo caráter de um homem que descobre grandes mistérios através hiponsis é incrível.

    ResponderExcluir