terça-feira, 7 de junho de 2011

EDITORIAL- O DIA TOKUSATSU EM BELEM

Carlos Amorim e Intercambio Animanga


As series tokusatsus, sempre foram apreciadas no Brasil.
As series mais famosas foram exibidas por aqui, fazendo um grande sucesso, como: Vingadores do Espaço, Ultraman, Nacional Kid, Ultra Q, Spectreman e muitas outras.
Infelizmente, nos anos 70 e inicio dos anos 80, as TVs no Brasil viveram de reprises e praticamente não trouxeram nada de novo, excetuando-se Spectreman.
Felizmente, aqui em Belem o Grupo de cultura japonesa Intercambio Animanga, vem realizando uma serie de exibições de animes e recentemente começou a exibir varias series tokusatsus
Vou deixar que o proprio grupo explique como foi a idéia do evento e sua repercussão:
“O Animangá e o Centur realizam o Cine Otaku Norte, sempre as terças-feiras na seção audiovisual. No dia 24/05 teremos a exibição dos animes Hayate no Gotoku (o mordomo do sanzenin), Index (adolescentes com superpoderes) , FMA Brotherhood (o alquimista do aço). Os destaques da programação serão as estréias da versão anime do seriado norte americano “Supernatural” com a presença dos irmãos Winchester, dos defensores de atena na fase “Canvas” e do retorno do naruto shippuuden, todos ainda em andamento no japão.

Esquadrão Relampago Changeman


O Animangá promoveu no dia 17 de maio, o DIA DO TOKUSATSU na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur) e o público surpreendeu mais uma vez. As espectativas para o ainda inédito evento, eram grandes, pois como coordenador de eventos, é rarissímo escutar os otakus de Belém solicitarem a exibição do gênero tokusatsu na programação, quase sempre, escutamos pedidos como: “estão exibindo naruto” , “já passaram dragon ball”, “tá faltando cavaleiro nessa programação” e alguns outros até estranhos, confesso.
A partir dai imaginava o por quê dessa aversão do público otaku aos tão saudosos tokusatsus que para boa parte da geração acima do 20 anos, foram os precursores para a posterior entrada de animes em terras tupiniquins. Então, a idéia era formar um dia dedicado as produções tokusatsu, um verdadeiro teste laboratorial, para estudar a aceitação do público, principalmente aquele que está frequentando o CINE OTAKU NORTE.


O Fantastico Jaspion



Conversando com outros coordenadores e alguns amigos, escolhemos um dia qualquer no calendário, que por fim seria o dia 17 de maio e denominamos de “DIA DO TOKUSATSU” para especialmente exibir as saudosas produções que tanto alegraram nossa infância (estamos na faixa etária dos 20-30 anos).
A escolha das séries foi rápida, pois os coordenadores Rogério Santos e Helton Nery, responsáveis pelo CINE OTAKU NORTE ainda não tinham uma decisão clara de suas preferências, sendo elas de uma variedade que apenas dificultava a decisão do que exibir nesse dia tão especial. Foi aleatória, a verdade é essa, a seleção dos seriados e por momento oportuno, a produção Animangá tinha preparada os DVDS do tokusatsus Flashman, Changeman, Jaspion e Metalder, os três primeiros lançados no Brasil pela distribuidora Play Arte e o último com seus episódios finais nunca exibidos na televisão brasileira.



Metalder O Homem-Maquina



O público foi incrivel! Compareceu e prestigiou a programação especial, reconhecendo assim o valor dos tokusatsus, até então esquecidos nas prateleiras dos colecionadores que adquiriram os dvds da distribuidora Play Arte. A produção Animangá satisfeita com a realização do DIA DO TOKUSATSU e com o estimado apoio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur) promete outros dias como esse para continuar entretendo os fãs de cultura japonesa em nossa capital paraense”.
Espero sinceramente, que aconteçam mais exibições de tokusatsus em Belem, não apenas com series conhecidas e queridas pelo publico, mas com sucessos recentes: Kamen Rider Double, Kamen Rider Ozú, Shikenger, Goseiger, Ultraman Galaxy, Ultraseven X e muitos outros.
Parabenizo o grupo Intercambio Animanga por mais essa iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário