domingo, 5 de junho de 2011

MORRE JAMES ARNESS DE GUNSMOKE

James Arness (Matt Dillon) em Gunsmoke


O ator americano James Arness morreu nesta sexta-feira (3), aos 88 anos. O anúncio foi feito por Chris Ender, porta-voz da CBS. Segundo o site oficial do ator, ele faleceu de causas naturais.


Arness e o elenco de Gunsmoke



Arness interpretava o delegado Matt Dillon na série "Gunsmoke – A Lei do Revolver", exibida na TV americana entre 1955 e 1975.
O seriado mantinha o recorde de maior tempo de exibição, antes de empatar com a série "Law & order".


Chester (Dennis Weaver) e Arnes em Gunsmoke



Nascido em Minnesota, Arness tinha 32 anos quando John Wayne se recusou a pegar o papel em "Gunsmoke", alegando outros compromissos que impediam de estrelar uma serie semanal e recomendou seu nome.
O ator dizia que abandonou sua casa aos 18 anos, pegando carona em trens de carga e navios. Ele foi ferido na Segunda Guerra Mundial, então foi para Hollywood, onde atuou em mais de 20 filmes, entre eles "O monstro do Ártico" (1951) e "Na sombra do disfarce" (1953), antes de conseguir seu papel no seriado.


Arness em O Monstro do Artico





Arness em A Conquista do Oeste


Ele era o irmão de Peter Graves, astro da série de TV "Missão impossível".
Antes da fama com Gusnmoke, James estava em ascensão no cinema, tendo feito sucesso como o alienígena de O Monstro do Ártico (1951), de Christian Nyby, e O Mundo em Perigo ( Them!, 54), de Gordon Douglas.
Apresentado pelo produtor Charles K. Feldman (1905-68) ao ator John Wayne (1907-79), este ficou impressionado com a sua imponência em cena e o integrou no elenco de seus filmes como Big Jim McLain (1952), de Edward Ludwig, Hondo – Caminhos Ásperos (1953), de John Farrow, e Geleiras do Inferno (The Island in the Sky, 53), de William Wellman. Em 1955, relutantemente, aceitou o papel central de Gunsmoke, o qual o marcaria para sempre.


O jovem Arness


James King Aurness nasceu no dia 26 de maio de 1923, em Minneapolis, Minnesota, filho de um comerciante e uma jornalista. O pai era filho de noruegueses e a mãe de alemães. Os dois se divorciaram na década de 1940.


Arness em foto recente






Arness e sua esposa Janet



O ator foi casado duas vezes. A primeira com a atriz Virginia Chapman, entre 1948 e 1963, com quem teve dois filhos: Rolf, que se tornou campeão mundial de surfe em 1970, e Jenny Lee Aurness, que chegou a tentar uma carreira de atriz. Jenny morreu de overdose em 1975, no que foi classificado de suicídio. Após duas tentativas de suicídio, sua mãe morreria da mesma forma em 1977, no que foi classificado como acidente. O ator também se tornou pai de Craig, filho de Virgínia, que se tornou fotógrafo, vindo a falecer em 2004. Após o divórcio, Arness conseguiu ficar com a custódia das três crianças. Desde 1978 James estava casado com Janet Surtrees, de quem adotou seu filho, James Surtrees.

Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/06/ator-james-arness-morre-aos-88.html;
http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário