domingo, 16 de outubro de 2011

EDITORIAL- QUEM É STEVIE WONDER?

Stevie Wonder

Stevie Wonder nasceu em Saginaw, Michigan em 1950; sendo o terceiro dos seis filhos de Calvin Judkins e Lula Mae Hardaway. Devido ter nascido prematuro em seis semanas, os vasos sanguíneos da parte de trás de seus olhos ainda não tinha chegado na parte frontal e seu crescimento abortado causou o deslocamento das retinas. O termo médico para esta condição é retinopatia da prematuridade, e ela pode ter sido agravada pelo oxigênio bombeado para sua incubadora, mas não foi a principal causa de cegueira.


Little Stevie Wonder

Quando Stevie Wonder tinha quatro anos, sua mãe deixou seu pai e se mudou com seus filhos para Detroit. Voltou a ter o nome de solteira, Lula Hardaway e mais tarde mudou o sobrenome de seus filhos para Morris. Morris permanece como o nome legal de Stevie Wonder desde então. Começou a tocar instrumentos muito cedo, incluindo piano, gaita, bateria e baixo. Durante sua infância foi ativo em um coral de igreja.



Descoberta e as primeiras gravações na Motown dá crédito a seu irmão Gerald White por, persistentemente, insistir que ele ouvisse o pequeno Stevie em 1961. Após isso, White levou Stevie e sua mãe até a Motown Records. Impressionado com o jovem músico, o Presidente da Motown, Berry Gordy assinou contrato através de um dos selos da Motown, a Tamla Records com o nome de Little Stevie Wonder. Gravou o single, "I Call It Pretty Music, But the Old People Call It the Blues", que foi lançado pela Tamla no fim de 1961. Wonder lançou seus dois primeiros álbuns, The Jazz Soul of Little Stevie e Tribute to Uncle Ray, em 1962, com pequeno sucesso.


Aos 13 anos, Wonder alcançou grande sucesso com "Fingertips (Pt. 2)", um single de 1963 gravada ao vivo durante apresentação da turnê Motor Town Revue, lançada no álbum Recorded Live: The 12 Year Old Genius. A canção que apresentava Wonder nos vocais, bongôs e gaita e um jovem Marvin Gaye na bateria, atingiu número 1 na parada Pop & R&B e fez com que Stevie atingisse o grande público.

Presidente Barak Obama e Stevie

Em 1964, Stevie Wonder fez sua estreia no cinema com Muscle Beach Party fazendo o papel dele próprio, creditado como "Little Stevie Wonder". Retornou na sequência do filme, lançada cinco meses depois, Bikini Beach, serie de filmes conhecidos no Brasil como "A Turma da Praia" com Frank Avalon e Annette Funicello. Ele se apresenta em ambos filmes, cantando "Happy Street" e "Happy Feelin' (Dance and Shout)", respectivamente.



Após tirar o "Little" do nome, Wonder teve vários sucessos na metade dos anos 60, incluindo "Uptight (Everything's Alright)", "With a Child's Heart" e "Blowin' in the Wind", uma cover da canção de Bob Dylan que foi uma das primeiras que refletem a consciência social de Stevie, e que conta com a participação de seu mentor, o produtor Clarence Paul.


Teve vários sucessos entre 1968 e 1970 como "I Was Made to Love Her"; "For Once in My Life" e "Signed, Sealed, Delivered I'm Yours".



Lançado no fim de 1972, Talking Book apresentava o sucesso "Superstition", que é um mais distintivos e famosos exemplos do som do clavinet Hohner. A canção, inicialmente prevista para o guitarrista Jeff Beck, fez com que Stevie também atingisse as rádios de rock. Talking Book também apresentava "You Are the Sunshine of My Life", que também alcançou o número um. Na mesma época do lançamento do álbum, Stevie Wonder iniciou uma turnê com os Rolling Stones.

Songs in the Key of Life

O álbum duplo com um EP extra Songs in the Key of Life, foi lançado em Setembro de 1976. Cheio de diferentes estilos, ilimitado em ambição e às vezes liricamente complicado, o álbum foi de difícil assimilação para alguns ouvintes, O álbum se tornou o primeiro de um artista americano a estrear direto no número 1 da parada Billboard, onde permaneceu por 14 semanas não consecutivas. Duas faixas foram número 1 na parada Pop/R&B "I Wish", "Sir Duke" e "Isn't She Lovely. Lançou a trilha-sonora Journey through the Secret Life of Plants em 1979, presente no filme do mesmo nome.

A Dama de Vermelho



Febre na Selva

Na maior parte instrumental, o álbum foi muito criticado na época de seu lançamento, mas vem sendo considerado por alguns críticos como um clássico incomum. em 1984 Wonder lançou a trilha-sonora do filme A Dama de Vermelho. O "I Just Called to Say I Love You", alcançou #1 nas paradas pop e R&B tanto nos EUA como no Reino Unido, e ficou em 13º lugar dos singles mais vendidos na lista publicada em 2002 no Reino Unido. Ganhou um Óscar como "Melhor Canção" em 1985. O álbum contava ainda com a participação de Dionne Warwick, cantando no dueto "It's You". Depois do álbum Characters, Wonder continuou a lançar material inédito, mas em ritmo mais lento. Gravou a trilha-sonora do filme Jungle Fever de Spike Lee em 1991.


A discografia de Wonder compreende 28 albuns de estúdios, 04 albuns ao vivo, 08 albuns de compilações e 03 trilhas-sonoras e vai de 1962 até 2007.
Em 29 de Setembro de 2011, Wonder fez uma apresentação para mais de 100.000 pessoas, no 4º dia de shows do Rock in Rio 4, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Stevie no Rock in Rio 4 em 2011

Um comentário: