sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FAMILIA ULTRAMAN - ULTRASEVEN

Ultraseven


Ultraseven (ウルトラセブン - Urutorasebun), uma série de TV japonesa de tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela TBS entre 1º de Outubro de 1967 até 8 de Setembro de 1968, com um total de 39 episódios (O episódio 12 foi banido do Japão por conter cenas onde relógios sugavam sangue das pessoas e, depois, cresciam e viravam monstros bomba que comiam tudo que viam pela frente. Mas o real motivo foi o planeta dos aliens Spell ser destruído após uma guerra nuclear - (o Japão ainda sofria pelas 2 bombas nucleares). Foi a ultima serie inteiramente produzida por Eiji Tsuburaia.

Ultraseven


Eiji Tsuburaia e o elenco de Ultraseven


No Brasil, a série foi exibida pela Rede Tupi no início dos anos 70. Integrou, já em meados da década, o cast de atrações do Capitão Aza. Depois foi exibida pela Rede Bandeirantes, quando, no começo dos anos 80, era exibida em horário nobre, às 20h, junto com Robô Gigante e Tunel do tempo da Record. Sua última exibição no Brasil data-se do ano 1986, quando era exibida às 8h da manhã na mesma Rede Record, quando perdeu espaço para um programa evangélico e nunca mais voltou ao ar.

A Patrulha Ultra



A patrulha em ação

Na serie temos Dan Moroboshi que o hospedeiro de Ultraseven e que participa da Patrulha Ultra, uma unidade de combate as ameaças da Terra, formado por: Comandante Kiryiama, Furuashi (interpretado por Iyoshi Ishii e que integrava a Patrulha Cientifica em Ultraman, interpretando o personagem Arashi), Soga, Amagi e Anne, única mulher que se apaixona por Dan.




O piloto mostra um clima bem diferente do Ultraman, onde temos uma equipe mais militar e menos cientifica, numa verdadeiro clima de base militar, com a preocupação em enfrentar forças alieniginas.
As tramas são mais amadurecidas que em Ultraman, indo mais para a ficção-cientifica pura que a anterior, onde temos um conto onde um homem encontra um alienigina, chamando a policia, mas ninguém acredita nele.




Dan Moroboshi

Temos até um clima de paranóia, onde Dan tenta provar que um astronauta é um alienigina, preocupado em revelar além da criatura a si próprio.
Outra historia memorável, é onde Dan reencontra Jiro Satsuma, a pessoa que imitou a aparência quando chegou na Terra, mas o humano esta acidentado, com os olhos vendados, evitando de Dan ser descoberto e reconhecido por todos.
Alguns episódios foram lançados no Brasil por uma distribuidora pouco conhecida, sendo que estes mesmos episódios lançados foram reapresentados pela Rede Brasil.

Great Decisive Battle! The Super 8 Ultra Brothers

Tamanho foi o sucesso da serie que Danvoltaria a aparecer em outras series: Ulktraman Taro (1973); Ultraman Leo (1974); Ultramna Mebius (2007); Ultraseven X (2007) em juntamente com Hayata (Susumu Kurobe), Hideki Goh (Jiro Dan) nos filmes: Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006) e suas continuações: Great Decisive Battle! The Super 8 Ultra Brothers (2008); aqui além dos outros três ultras, também, com Hiroshi Nagano (Daigo/Ultraman Tiga); Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legend The Movie (2009). Dan apareceu em Ultraman Zero The Movie: Super Deciding Fight! The Belial Galactic Empire (2010), filme sobre a mais recente serie da Familia Ultraman.


Ultraseven X

Ultra Seven X foi produzida em 2007 com 12 episodios, marca 40 anos do Ultraseven, tem um novo hospedeiro Jin com mais suspense e efeitos de ponta, tendo a participação de Koji Moritsugu e Yuriko Hishimi (Dan e Anne).
Ultraseven é um clássico, com um clima mais serio e trágico que Ultraman, clima este que seria mais acentuado na serie seguinte: O Regresso do Ultraman.

Hiroshi Nagano, Susumu Kurobe, Koji e Jiro Dan

Um comentário:

  1. MUITO BOM ESSA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DE PROGRAMAS DE TV QUE TIVERAM UM IMPACTO SIGNIFICATIVO NA FORMAÇÃO DE TODA UMA GERAÇÃO. PARABÉNS!

    ResponderExcluir