sábado, 28 de julho de 2012

EDITORIAL- BATMAN VOLTA AOS CINEMAS

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Nesta sexta-feira estreou em Belém o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. O filme é mais uma adaptação de um famoso personagem das historias em quadrinhos que ganha vida nas telas do cinema, numa grande produção que encerra uma trilogia de sucesso. 

O elenco

De fato, este filme, pode ser chamado de super-produção, pois conta em seu elenco com nomes de astros vencedores do Oscar: Christian Bale, Morgan Freeman, Michael Caine. Além deles juntam-se ao elenco nomes bastante respeitados: Guy Pearce, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard e Anne Hathaway. A direção ficou a cargo do já respeitado diretor da cine-serie Christopher Nolan. 



Não vou falar neste espaço se o filme é bom ou ruim, até porque no momento em que escrevo este editorial ainda, não assisti ao filme. Eu já falei isto antes, mas não custa lembrar que na minha condição de fã de historias em quadrinhos e cinema, tenho expectativas para o filme. Inicialmente, vou esclarecer que existem dois tipos de adaptações: as que são livres, tendo por base apenas a origem do personagem (exemplo o primeiro Homem-Aranha e X-Men) e as fieis as historias (Batman e Homem de Ferro). 

Batman (Christian Bale)

Baseado no que assisti nos traillers, no que li em varias criticas norte-americanas este filme fecha com “chave de ouro” esta trilogia, iniciada de maneira frívola no primeiro filme (Batman Beguins), mas ressurgindo de forma fenomenal no segundo filme (Batman – O Cavaleiro das Trevas). 
Pelo que assisti nos traillers, este filme será mais parecido, felizmente com o segundo filme, antenado com uma trama policial própria e não fazendo adaptações de passagens ocorridas nos quadrinhos. 

Joseph Gordon-Levitt e Batman

Uma das certezas que tenho, graças aos traillers, é que a trama ocorrerá na sequencia do final do segundo filme com a morte do Promotor Harvey Dent e a caçada ao vigilante Batman de forma impiedosa pela Policia.
Outra certeza que tenho é a presença de políticos corruptos e criminosos na historia, vez que teremos o ótimo Guy Pearce no filme. 

Bane (Tom Hardy) e Batman

A grande aposta do filme esta na dupla de vilões: Bane (Tom Hardy) e Mulher-Gato (Hathaway). Hardy durante as varias entrevistas tem declarado que seu Bane será um personagem principalmente motivado por sede de poder e dominação. Certamente, é fácil concluir que Bane não será um simples capanga como mostrado no péssimo Batman e Robin. 

Mulher-Gato (Anne Hathaway)

A Mulher-Gato interpretada pela ótima Anne Hathaway, terá, na minha opinião, a maior dificuldade de todos: superar a sensacional Michelle Pfeiffer em Batman – O Retorno que brindou o publico com uma personagem que tinha: loucura, demência, sentimentos e inteligência. Certamente, a parte técnica do filme será um show a parte com efeitos visuais de primeira, figurinos impressionantes e direção de arte magistral. Um dos destaques da produção é o fato de ter sido filmada em três continentes diferentes. 

James Gordon (Gary Oldman)

Volto a repetir, todas estas observações são baseadas nos traillers e imagens disponibilizadas, pois, até este momento não assisti ao filme para fazer minha avaliação. Eu já assistia alguns filmes baseados em HQs, os quais estavam cheios de boas expectativas, mas que não me convenceram, muito pelo contrario, são bem fracos (Wolverine, Batman Beguins e Besouro Verde) e que tenho ficado bastante desconfiado sobre produções anunciadas como espetaculares, mas que na realidade são bem frustrantes, vide O Espetacular Homem-Aranha. 

Guy Pearce

Resta esperar para saber se estamos diante de um Batman O Cavaleiro das Trevas (a melhor adaptação moderna dos super-herois), ou de um Homem de Ferro 2 (adaptação muito boa, mas que não marca) ou de um novo Superman Returns (bem feito, mas descartável). Este Batman já nasce com uma missão assustadora: superar ou pelo menos igualar seu antecessor que muitos apontam como uma das melhores adaptações modernas dos quadrinhos para o cinema. 



A nota triste do filme foi a estreia norte-americana marcada pela tragédia, quando um atirador-psicopata matou doze pessoas e feriu dezenas na cidade de Aurora no Colorado, prejudicando a divulgação internacional do filme. É uma pena. 
Mesmo assim, vamos todos ao cinema e conferir o filme..

Nenhum comentário:

Postar um comentário