sábado, 14 de julho de 2012

HARRISON FORD COMPLETA 70 ANOS

Indiana Jones

Harrison J. Ford nasceu em Chicago em 13 de julho de 1942, completando nesta sexta-feira 70 anos de vida. Apontado pela revista "Hollywood Reporter" como um dos cinco atores mais poderosos da atual indústria cinematográfica, Ford atuou em cinco dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos: três da série "Guerra nas Estrelas" e dois como Indiana Jones. 

O jovem Harrison Ford

Até chegar a esse estágio, no entanto, passou pelas dificuldades comuns à maioria dos atores iniciantes. Depois de tentar iniciar sua carreira, Harrison Ford, nascido no dia 13 de julho de 1942 em Chicago, seu pai era Irlândes e sua mãe Russa-irlândesa. Depois de sair do Ripon College em Winsconsin, onde ele atuou um pouco, ele assinou um contrato com a Columbia Pictures e depois com a Universal. Seus papéis em seriados de TV e filmes, Ironside/Têmpera de Aço - 1967, Gunsmoke/A Lei do Revolver - 1955, O Homem de Virginia - 1962, permaneceram secundários e desencourajantes, então ele voltou sua carreira para carpintaria profissional. 


American Graffiti - Loucuras de Verão 

A quantidade de papéis de terceira linha levaram o ator a decidir aceitar somente aqueles em que ele realmente acreditasse. Seguiu-se um período de sete anos, em que Ford atuou em apenas dois filmes: American Graffiti - Loucuras de Verão - 1973, no qual trabalhou com George Lucas, e A Conversação - 1974, no qual interpretava um inescrupuloso executivo. Mas tudo mudou quando Harrison aceitou participar de outra empreitada de Lucas: um modesto filme de ficção científica chamado Guerra nas Estrelas. 

Han Solo em Star Wars

Na pele do capitão Han Solo, dono da Millennium Falcon, pôde mostrar todo o charme, talento, sensualidade, bom humor e coragem que mais tarde levariam-no ao Olimpo dos astros de Hollywood. Ele foi o único membro do elenco original de Guerra nas Estrelas que conseguiu construir uma carreira consistente, duradoura e de muito, mas muito, sucesso. 
De florestas selvagens a planetas inóspitos, Harrison Ford mostra que não tem medo de desafios e encara desde um romântico apaixonado a caçador de andróides com a maior facilidade e desenvoltura. 


Blade Runner - O Caçador de Androides

Entre seus papéis mais conhecidos estão Han Solo, Indiana Jones, Rick Deckard e John Book. O currículo de Ford é invejável, pois ele é o único ator que conseguiu estrelar seis dos filmes mais rentáveis da história do Cinema: Guerra nas Estrelas - 1977, O Império Contra-Ataca - 1980, O Retorno de Jedi - 1983, Os Caçadores da Arca Perdida - 1981, Indiana Jones e o Templo da Perdição - 1984 e E.T. - O Extraterrestre - 1982, no qual fez uma ponta não creditada. 

A Testemunha

Essas interpretações aventureiras colocavam em risco a carreira de sucesso de Ford, pois começavam a defini-lo como um herói de histórias em quadrinhos. A resposta foi imediata. Vivendo o policial Rick Deckard, em Blade Runner - O Caçador de Andróides - 1982, de Ridley Scott, ele mostrou que tinha capacidade para interpretar qualquer tipo de personagem, desde o mais simples ao mais cerebral e complexo. Em 1985, com A Testemunha, recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator e, depois disso, seus trabalhos não pararam de melhorar e o cachê, de aumentar. A consagração máxima chegou com sua eleição como o "Astro do Século" em 1993. 

Kung Fu (serie de tv)

Sucesso absoluto entre o público feminino, Ford presenteou suas fãs com o romance Sabrina e, por incrível que pareça, as bilheterias surpreenderam. Não foi por acaso que algum tempo depois ele foi considerado um dos atores que mais atraíam bilheteria no mundo todo. Outro filme romântico do galã é o recente 6 Dias, 7 Noites, ao lado de Anne Heche. Parece que o charme de Ford não acaba, pois mesmo com seus cabelos grisalhos a competência na interpretação (aliada, é lógico, ao poder de atração) e a simpatia com o público não diminui. 


Apocalipse Now

Enquanto sobram situações emocionantes e agitadas nos filmes de Ford, sua vida pessoal é pacata e normal (excetuando-se a vez em que bateu o carro depois de tentar colocar o cinto-de-segurança enquanto dirigia, o que deixou uma eterna cicatriz em seu queixo). Atualmente, Harrison vive numa fazenda que ele mesmo construiu no Wyoming, ao lado de sua segunda esposa, Melissa Mathinson (a roteirista de E.T. - o Extraterrestre), e de seus dois filhos, Malcolm e Georgia. 

A Coversação

Ele prefere seguir a fórmula: tanto o trabalho quanto o descanso tem hora certa e merecem toda a atenção possível. E qual seria o segredo do sucesso desse sujeito de olhos azuis e cabelos castanhos que vem arrebatando corações há mais de duas décadas? Uma das melhores respostas foi dada por Carrie Fisher, com quem contracenou na "trilogia sagrada": "Não creio que existam muitas diferenças entre seus personagens e sua pessoa. Não é obra do acaso que ele interprete tantos heróis, pois ele personifica alguém em quem se pode confiar, alguém que se encarregará de tudo, seja do dedo ferido de um menino, seja de salvar a galáxia das forças do mal". 


A Costa dos Mosquitos

Apareceu em mais de 25 filmes, 7 deles entre os 25 que mais acumularam na história o cinema. Harrison Ford possui dois recordes no Guinnes Book, o de ator que gerou o maior lucro de bilheteria e o de ator a ter o maior número de filmes que ultrapassaram a marca de cem milhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos. Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6801 Hollywood Boulevard. 

Jogos Patrióticos

O seu primeiro casamento, com Mary Marquardt, durou de 1964 a 1979, e nasceram dois filhos. O segundo casamento, em 1983, com a roteirista do filme E.T., o Extra-Terrestre, Melissa Mathison, terminou em novembro de 2000, e eles também tiveram dois filhos. Atualmente, está com a atriz Calista Flockhart, com quem se casou em 15 de Junho de 2010, após 8 anos de relacionamento. 


O Fugitivo


PREMIAÇÕES 
Durante sua carreira, Harrison recebeu diversas indicações e prêmios, confira abaixo:
Oscar:
Recebeu uma indicação na categoria de melhor ator, por A Testemunha (1985).
Globo de Ouro:
Recebeu três indicações na categoria de melhor ator - drama, por A Testemunha (1985), A Costa dos Mosquitos (1986) e O Fugitivo (1993). 
Recebeu uma indicação na categoria de melhor ator - comédia / musical, por Sabrina (1995).
Prêmio Cecil B. DeMille Ganhou o prêmio em 2002, concedido pela Associação de Críticos Estrangeiros de Hollywood. 


Sabrina

BAFTA:
Recebeu uma indicação na categoria de melhor ator, por A Testemunha (1985).

Foi eleito Astro do Século em 1993

MTV Movie Awards:
Recebeu uma indicação na categoria de melhor actor, por The Fugitive (1993).
Recebeu uma indicação na categoria de melhor luta, por Força Aerea Um (1997).
Ganhou na categoria de melhor dupla, por O Fugitivo (1993).

Fonte: http://www.webcine.com.br/personal/harrison/harrison.htm; Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário