quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MAIS UM PIONEIRO NO CINETVNEWS


Arnaldo Prado Junior nos estudios da Radio Tabajara


Carlos Amorim, Arnaldo Prado Junior e Eder Barbosa

É sempre bom falar do passado para relembrar uma serie de fatos, descobrindo como fato ou situação surgiu, mas principalmente, lembrar quem o praticou pela primeira vez.
Geralmente, quem praticou ou executou algo pela primeira vez é chamado de pioneiro.
Nós aqui no Cinetvnews temos uma preocupação em registrar os pioneiros em varias áreas.
Já trouxemos ao Cinetvnews Marcelo Ferreira, organizador da Estação Gênesis e pioneiro na promoção de eventos sobre cultura pop.
Outros pioneiros, são os integrantes do Grupo Shogun, primeiro grupo promotor de eventos sobre cultura japonesa.
No dia 12 de setembro de 2009 o Cinetvnews teve a honra de trazer para um bate papo o grande pioneiro na divulgação da cultura pop nos jornais paraenses e organizador do movimento quadrinhistas local: Arnaldo Prado Junior.
Para que vocês da nova geração ou mesmo que nos lêem fora do Estado, Arnaldo é um pioneiro em vários campos.
Ele é um dos mais antigos críticos de cinema em atividade, tendo trabalhado em vários jornais, muitos dos quais deixaram até de existir.
Arnaldo, também foi o responsável pela primeira coluna a falar sobre quadrinhos no Estado do Pará.
Esta coluna iniciada na década de 70, foi responsável por falar sobre vários aspectos dos quadrinhos, desde sua criação, curiosidades e contextualização dentro da sociedade.
Repito, isso tudo, repito, ainda nos anos 70, sem internet, sem evento sobre animes, quadrinhos, series de tv.
Conheci Arnaldo Prado Junior, como não poderia deixar de ser, num evento sobre quadrinhos promovido pela Casa da Linguagem, onde ele era um dos palestrantes.
Sempre que havia um evento relacionado a cultura pop o Arnaldo era um dos convidados.
Além disso, Arnaldo também colaborou com a organização e implementação de uma associação de quadrinhistas locais.
Parece, incrível, mas ele sempre foi uma pessoa bastante ativa e solicita.
Recentemente, Arnaldo ministrou um curso muito interessante sobre Historias em Quadrinhos e Cinema, que contou com um público, bastante participativo, no qual falou sobre as diversas formas de linguagem dos meios, principais trabalhos, históricos, em fim, foi um curso bastante interessante e abrangente.
Arnaldo, atualmente, ocupa a função de Vice-Presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará, em razão de seu trabalho de critico cinematográfico, resultando numa merecida homenagem feita pela Prefeitura Municipal de Belém, via Fundação Cultural de Belém, no qual, juntamente com mais três críticos veteranos, recebendo uma placa comemorativa por seus vários anos de atuação.
Um dos projetos de Arnaldo é um livro onde ele falará sobre historias em quadrinhos e cinema, este projeto esta, ainda inacabado, mas com certeza, é questão de tempo até chegar a uma conclusão.
Realmente, Arnaldo, é um dos mais atuantes críticos e divulgadores de cultura pop, sem esquecer que é uma pessoa extremamente acessiva e de uma energia contagiante.
Arnaldo Prado Junior esteve no Cinevtenews e falou muita coisa legal de seu trabalho pioneiro.
Em breve postaremos esta conversa inesquecivel por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário