quinta-feira, 21 de abril de 2011

DUBLASOM NA WEB - A SUPER MAQUINA

A Super Maquina

A série foi criada por Glen A. Larson (Galactica – Astronave de Combate), tinha o titulo de KNIGHT RIDER e chegou aqui no país como A SUPER MÁQUINA. O seriado foi ao ar nos EUA entre 1982 e 1986 (inicialmente exibida na TVS, atual SBT, depois canal acabo USA, atual Universal Channel e TCM) e fez muito sucesso.



A história falava de um policial que é dado como morto, recebendo uma cirurgia plástica e assumindo a identidade de Michael Knight, trabalhando para a Fundação Knight, mais especificamente para uma organização chamada FLAG (Foundation for Law and Government, Fundação pela Lei e pelo Governo).


Todo o elenco: R.C., Michael, Devon, April, Bonnie (abaixo a esquerda) e K.I.T.T.

Para ajudar Michael na sua cruzada solitária pela justiça, a Fundação Knight disponibiliza para o herói o K.I.T.T. – Knight Industries Two Thousand (Industrias Knight Dois Mil). K.I.T.T. é um automóvel avançadissimo, equipado com uma inteligência artificial sem precedentes, blindagem de tanque, sistemas com recursos variados e armas diversas.
Michael era auxiliado por Devon, April (criadora do designer do carro), Bonnie (mecanica da 2ª. Temporada) e R.C. que dirigia o caminhão que servia de base para K.I.T.T. na estrada.
Uma serie de ação e aventura bem leve que cativou o público.

Michael, April e Devon


A maravilhosa e inesquecível dublagem foi realizada nos estúdios da Herbert Richers e contou com um elenco sensacional. O texto mostrava uma Michael descontraído e cheio de gírias, um K.I.T.T. com personalidade, mas ciente da importância de sua cruzada pela justiça.
Michael, geralmente, chamava o carro de “amigo” ou “amigão”, sendo comum a expressão “erramos feio”, mostrando o espírito descontraído e de linguagem coloquial, desta dublagem que marcou o público brasileiro e que superou o original.

Julio Chaves


Michael foi dublado por um ótimo Julio Chaves (Mel Gibson) e cuja a voz passou acompanhar o ator David Hasselhoff desde a serie. K.I.T.T foi dublado pelo excelente Isaac Bardavid (Esqueleto em He-Man), sendo apontado como um de seus grandes trabalhos. Devon foi dublado por Jose Santa-Cruz que reproduziu o ar-britanico de Edward Mulhere. April foi dublada por Fatima Mourão, Bonnie foi dublada pela saudosa Vera Miranda (Sharon Stone em vários filmes).

Isaac Bardavid


Andre Filho

Na 4ª. Temporada K.I.T.T. passou a ser dublado por Andre Filho (Sean Connery e Sylvester Satallone em vários filmes), dando ao veículo uma voz mais jovial e mais próxima de parceiro. R.C. foi dublado por Nizzo Netto (John Smith em O Vidente/Dead Zone).

Fatima Mourão

Jose Santa-Cruz

Infelizmente, por ocasião do lançamento da 1ª. Temporada em DVD, sua marcante dublagem foi excluída.
Um show dado pelo elenco nacional, mostrando o que sempre deve ser a dublagem brasileira.

Vera Miranda


Nizzo Netto (a direita)


A SUPER-MAQUINA
Versão brasileira: Herbert Richers
Apresentação: ???
Locução de títulos e créditos: Ricardo Marianno
MichaeI: Julio Chaves
Devon: Jose Santa-Cruz
K.I.T.T.: Isaac Bardavid/Andre Filho (4ª. Temporada)
April: Fatma Mourão
Bonnie: Vera Miranda
R.C.: Nizzo Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário