domingo, 17 de abril de 2011

EDITORIAL- O QUE ESTA ACONTECENDO AQUI EM BELEM?




Belém sempre teve um a tradição em produzir grandes e famosos artistas em varias áreas.
Muitos foram os paraenses que despontaram no mercado nacional e internacional encantando ao público com uma arte maravilhosa.

Fabio, Jadson e Bennett


Isso para mim é algo inquestionável o talento de um artista e fico mais feliz ao saber que ele é paraense.
Na musica não posso deixar de citar nomes de Billy Blanco, Fafa de Belem e Leila Pinheiro que ganham até hoje destaque no cenário musical nacional com canções e interpretações marcantes.
Nos esportes tive o zagueiro Julio Cesar que já defende até a seleção brasileira e recentemente Paulo Henrique “Ganso” que vem despontando no Santos e, dizem, irá para o futebol italiano.

Jack Jadson


Recentemente o Programa Cinetvnews esteve presente em dois eventos que reuniu alguns dos melhores desenhistas paraenses no campo dos desenhos, charges e cartoons.
Muito foram os desenhistas e chargistas paraense de fama nacional e internacional: Biratan Porto, João Bento, J. Bosco, Joe Bennett, Carlos Paul, Jack Jadson, Fabio Jansen, Volney Nazareno e muitos outros.
Muitos são contratados das grandes editoras de quadrinhos norte-americanas (Marvel e DC Comics). Outros publicam em jornais de circulação nacional e outros concorrem aos principais prêmios nacionais de desenhos.

Fabio Jansen


Tudo isso mostra que o Pará tem mantido sua tradição em gerar grandes artistas nos diversos campos das artes.
Recentemente, tive a noticia da criação da agencia Glass House Amazon Graphics, visando agenciar artistas locais para as grandes editoras norte-americanas, tendo a frente Bennett, Jansen e Jadson.
Além disso, os artistas iniciaram o Curso Basico de Ilustração e Quadrinhos com uma turma formada por um publico bastante diversificado, com adultos, crianças e adolescentes de ambos os sexos.

Joe Bennett ensinando tecnicas de desenho


Essas ações mostram a preocupações dos desenhistas em renovação de talentos. O que é algo louvável e que merece ser estimulado.
Contudo, apesar de tais esforços, os desenhistas tem revelado uma crescente preocupação: a falta de renovação de artistas no mercado.
Diante isso faço uma pergunta: O que esta acontecendo aqui em Belém?
Infelizmente, até o fechamento deste texto, não houve nenhuma renovação de desenhistas no mercado e isso é extremamente preocupante.




Muitos podem ser os motivos por esta falta de renovação.
Sobre isso Joe Bennett afirmou: “A garotada hoje tem Orkut, vídeo-game, MSN, muitas outras coisas para ocupar o tempo”. Acrescenta ainda, o desenhista: “O garoto no inicio mostra interesse, mas depois de algum tempo, ele não encara como trabalho e desiste”.
O desenhista Fabio Jansen acrescenta o seguinte: “Infelizmente, esta é uma profissão que exige muita renuncia. Voce tem que abdicar de muita coisa na tua vida. Ivan Reis que hoje é um dos grandes desenhistas da atualidade lutou muito para chegar onde esta hoje”.




Muitos são os motivos para esta falta de renovação: falta de disciplina, imediatismo, pressão familiar e muitas outros.
Para se ter uma idéia, leva-se uma faixa de 03 a 05 anos para que o desenhista tenha condições de trabalhar para um mercado competitivo e extremamente exigente, aliado as pressões familiares, cobrando um retorno financeiro imediato.
Fica aqui este alerta, pois é preocupante que tais fatores impeçam o surgimento de novos talentos que venham a manter este brilho dos nossos artistas.
É importante que o jovem aprenda que qualquer profissão exige: tempo, disciplina e comprometimento.
Se você tiver estas três características, você, com certeza, vai conseguir desempenhar qualquer profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário