quinta-feira, 26 de novembro de 2009

KAMEN RIDER O CAVALEIRO DRAGÃO


Kamen Rider Ryuki


Os Kamen Riders japoneses


Kamen Rider Cavaleiro Dragão


Kit Taylor e seus amigos

Quando ouvi falar pela primeira vez sobre uma serie chamada Power Rangers, não sabia do que se tratava, sabia apenas que fazia muito sucesso nos EUA e na Europa, exceto na França.
Quando a serie passou a ser exibida por aqui, fui entender que se tratava de uma serie tokusatsu com seus guerreiros, armas, acrobacias e robôs gigantes enfrentando um inimigo poderoso. Nada que nós aqui no Brasil já não estivéssemos acostumados.
Curiosamente, ocorreu algo interessante por aqui. A série não fez um terço do sucesso que fez lá fora, culpa, principalmente, pelo habito da tv brasileira em já apresentar produções deste gênero.
No passado já foi exibido um outro Kamen Rider, no caso uma versão americana do espetacular Kamen Rider Black RX. Aqui ganhou o nome de Cavaleiro Negro e o herói na verdade era um alienigina que enfrenta, vilões, também alieniginas.
Atualmente, a tv brasileira voltou a exibir uma nova versão de um Kamen Rider, no caso a serie Ryuki que fez um grande sucesso no Japão e que foi adaptada como o nome de Kamen Rider Cavaleiro Dragão.
Assistir aos dois pilotos na seqüência, é uma experiência divertida e bem inquietante, porque assim podemos detectar as diferenças, os defeitos e virtudes de cada uma das series.
Claro que a produção japonesa sempre sai em vantagem por ser o original de onde parte a adaptação norte-americana e serve, por isso, de ponto de partida para as comparações.
A primeira delas é com relação ao contexto das series, em Ryuki temos uma aventura que mistura terror-ação-ficção cientifica em quanto que a adaptação é uma mistura de drama-ação. Diferença esta que me incomodou bastante pelo fato do protagonista japonês, Shinji Kido, ser extremamente desajeitado, bobão e o responsável pelo humor do piloto, sendo que na adaptação, Kit Taylor, é muito mais serio e dramtico, tendo que lidar com a perda da família e com chegada da maioridade, obrigando-o a deixar o orfanato onde vive, voltando para o apartamento que morava com a família.
Uma das grandes diferenças que pude perceber, esta no fato de que vilões por viverem numa realidade paralela, atacam os humanos através de espelhos e não podem ficar em nossa realidade.
Na adaptação americana, nossa realidade é atacada por criaturas desta realidade paralela que mesmo invisíveis aos olhos humanos, podem ferir e são combatidos pelos herois. Além disso, na adaptação americana temos bem mais cenas de ação que a série japonesa.
No demais, podemos ver que é utilizado na adaptação, muito do contexto criado na serie original, como a sensacional passagem pelo corredor de espelhos, a inquietante sensação de estar sendo acompanhado pelo dragão, somente sendo visto no reflexo de espelhos, a fantástica passagem do segundo Rider pelo espelho para alcançar a realidade paralela e as seqüências de ação apresentadas na série original.
Na minha opinião, ambas as series tem suas virtudes e defeitos, a japonesa peca de imediato pelo clima caricato e absurdo de alguns personagens, principalmente o protagonista.
A adaptação americana peca por mudar o contexto da trama, onde havia terror há somente ação, onde há humor agora temos um drama.
Uma das coisas que gostei foi um clima mais pesado que a versão original, mas que poderia ser amenizado.
Eu gostei do que assisti tanto na versão original quanto na adaptação americana e espero que abra as portas para que outras series tokusatsus venham para a tv brasileira.

2 comentários:

  1. ah eu adoro kamen rider dragon knigth pena q nao passa durante a semana eu odeio isso e adoro a serie deveria passar direto so q vcs nao nos entendem nos adoramos essas coisas é um desenho q tanto meinas quanto meninos adoram isso não deveria ser assim enta por favor eu faço um apelo nao passemmais pica-pau
    passen camen rider obrigado

    ResponderExcluir
  2. eu amo os pessoai de kamen riden principslmenye do kitty logico 100 comparaçao

    ResponderExcluir