domingo, 14 de março de 2010

EDITORIAL - OS VENCEDORES DO OSCAR 2010





O Oscar é um dos mais antigos prêmios concedido aos melhores na industria do cinema norte-americana.
O premio que é chamado Premio da Academia, é concedido pela Academia de Artes e Ciencias Cinematograficas com sede em Los Angeles.
O Oscar já ergeu carreiras e já cometeu muitas injustiças, muitos podem discordas de seus prêmios, mas todos concordam com um fato: é o premio mais famoso do cinema.
Este ano encabeçando a briga pela estatueta estavam Avatar, Guerra ao Terror e Bastardos Inglorios.
Foi uma das premiações mais previsíveis dos últimos anos, confirmando todas as espectativas.
Ator coadjuvante ficou com Christoph Waltz por Bastardos Inglorios.
A obra-prima Up – Altas Aventuras ficou com duas estatuetas: melhor longa de animação e melhor trilha-sonora.
Jeff Bridges confirmou seu favoritismo e ganhou o Oscar de melhor ator por Coração Louco, filme que ganhou o Oscar de melhor canção.
A comediante Monique ganhou o premio de melhor atriz coadjuvante por Preciosa, confirmando, também as expectativas, cabendo ao filme vencer na categoria melhor roteiro adaptado.
Star Trek indicados a prêmios técnicos ganhou um único Oscar de melhor maquiagem.
A noite teve algumas surpresas desagradáveis.
Uma boa surpresa foi a vitoria de Sandra Bullock por seu trabalho em Um sonho possível, repetindo sua vitoria no Globo de Ouro e no Sindicato dos Atores.
Uma surpresa feliz para nos latino-americanos foi a vitoria do filme argentino O Segredo dos meus olhos, superando o filme alemão A Fita Branca e sendo a segunda vez que um filme portenho vence na Academia de cinema.
Uma desagradável surpresa, beirando a injustiça foram apenas os três Oscars recebidos por Avatar: melhores efeitos visuais; melhor fotografia e melhor direção de arte, sendo pouco para um filme que custou em torno de trezentos milhões de dólares, somente considerando sua produção e, segundo muitos, o salvador de Hollywood.
A grande surpresa desagradável da noite foi a vitoria de Guerra ao Terror nas principais categorias, levando seis dos nove prêmios de concorria: filme; direção; edição; mixagem de som; edição de som e roteiro original.
Confesso que fiquei surpreso que um filme de orçamento médio tenha conseguido superar o gigantismo tecnológico de Avatar, Batman e Star Trek.
Fiquei estarrecido quando a veterana Kathryn Bigelow recebeu o premio de melhor direção superando grandes nomes do cinema.
Muitos devem dizer: a academia comete injustiças e temos nomes de muitas injustiças cometidas na historia do premio.
É lamentável que os critérios de premiação não tenham atentado para o filme-evento que é Avatar, mas a historia dirá se estou certo ou não.
Voce concorda comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário