sexta-feira, 26 de março de 2010

OS FILMES DO VERÃO DE 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal


Para os que não sabem, no período compreendido entre maio a agosto, é que os estúdios de cinema exibem as suas grandes produções. Isso ocorre nesta época do ano para coincidir com o fim do ano letivo e as férias de verão no hemisfério norte.
Por aqui existe o período de férias escolares do mês de Julho.
Esse período, inclusive é muito aguardado pelos estúdios, pois estes exibem seus maiores lançamentos do ano.
Muitos filmes que conquistaram o carinho do público, foram exibidos nesta época e sempre alcançaram uma grande bilheteria, mas uma pergunta fica no ar: como foram os filmes exibidos neste verão?
Somente vou falar dos filmes que foram exibidos aqui em Belém. Então, alguns ficaram de fora.
O Homem de Ferro, foi um ótimo filme e cumpriu com louvor seu papel de abrir com o pé-direito o novo estúdio da editora Marvel, é uma sensacional aventura tecnológica, com efeitos especiais impressionantes, sem esquecer do sensacional elenco, tornando-se, por isso, a segunda melhor adaptação recente de filmes de Super-herois de quadrinhos.
Já Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, foi, sem qualquer dúvida, a maior aventura das férias, contudo, padeceu de um roteiro fraco e capenga, com personagens sem brilho numa aventura de tirar o fôlego, tendo como únicos culpados: George Lucas e Steven Spielberg. O Dr. Jones merecia coisa melhor.
Curiosamente, o filme O Incrível Hulk prometia não repetir os erros e acertos do filme dirigido por Ang Lee, por buscar uma nova abordagem, contudo, ele retrata na tela o que aconteceu durante a sua produção: o diretor querendo uma trama voltada para ação e os atores querendo uma trama voltada para os personagens, mas mesmo assim, foi um bom filme de ação com elenco competente que merece ser visto.
Uma agradável surpresa foi a animação Kung Fu Panda, onde o panda gorducho Po tem que aprender kung fu com o mestre Shifu e os cinco furiosos, é uma ótima homenagem aos filmes de artes marciais que brinca com todos os elementos do gênero. O filme é tão bom que até o Jack Chan faz a voz original do macaco dos Cinco Furiosos. É diversão garantida.
Não posso, na condição de cinéfilo, deixar de mencionar uma obra-prima que assiste neste mês de férias que foi a animação Wall-E, a qual além de ter uma trama maravilhosa, brinda o público com uma combinação de aventura, drama, questão social, romance, numa roupagem de ficção-científica. É um filme para ver e se emocionar e, antes dele, temos o divertidíssimo curta de animação com o mágico Presto e seu coelho da cartola para rolar de tanto rir.
Outra agradável surpresa, foi a boa comédia de ação Agente 86, contando com um elenco afiadíssimo, principalmente a dupla de agentes 86 e 99. A trama busca revitalizar os elementos da série de tv e transportá-los com sucesso para os dias atuais.O filme presta diversas homenagens à série, mas a maior foi a ponta do ator Bernie Kopell que interpretava o Sigfried nos anos 60.
O filme Hancock prometia muito, tinha no elenco o ótimo Will Smith, bons efeitos especiais e trazer novo fôlego aos filmes de super-herois. É uma pena que das promessas somente Will Smith tenha se confirmado, pois a trama é fraca e confusa, gerando uma indefinição se é uma comedia ou drama.Vale somente por Will Smith.
Fechando com chave de ouro, tivemos Batman – O Cavaleiro das Trevas, que me arrisco em afirmar que é a melhor adaptação recente de filmes de Super-herois de quadrinhos, justamente, por não se parecer com os filmes do gênero, sendo na realidade uma caçada policial no estilo das películas dos anos 70. É muito bom ver que os erros cometidos no filme anterior não foram esquecidos e que os acertos foram elevados em uma escala muito maior, e claro, com um vilão inesquecível criado por Heath Leadger, já sendo um filme clássico do gênero.
É gente, foi um verão bem movimentado naquele ano. Não foi?

Um comentário:

  1. Oi , keria saber se podiam mandar um Salve geral pro Dagoberto Santanaaaaa ke eu sou o Fã numero 001 do programaaa :D

    ResponderExcluir