domingo, 6 de novembro de 2011

EDITORIAL- ALGUMAS BOAS ADAPTAÇÕES DOS QUADRINHOS PARA O CINEMA

X-Men

Este ano tivemos algumas adaptações dos personagens dos quadrinhos para o cinema: Thor, Capitão-América e Lanterna Verde, provando este tipo de produção esta se tornando um seguimento dentro da indústria cinematográfica.
No passado, tivemos grandes adaptações, que marcaram época: O Princie Valente, Popeye e Superman – O Filme, são memoráveis.
Graças ao sucesso do filme Batman de Tim Burton e recentemente o Homem-Aranha de Sam Raimi, várias felizes adaptações dos quadrinhos ganharam as telas:


Dick Tracy

Dick Tracy dirigido e estrelado por Warren Beaty e Madonna foi uma justa e merecida homenagem ao policial criado por Chester Gold. Contando com um elenco estelar de vilões como: Henry Silva, Wlliam Forsythe, Dustin Hoffman, Dick Van Dyke e Al Pacino.Num trabalho de maquiagem impressionante, onde a vasta lista de vilões foram criados na tela. Outro desta ficou pela maravilhosa fotografia de Vitorio Storaro (vencedora do Oscar de melhor fotografia), além da canção interpretada por Madonna (melhor canção original).


Rockteer

Outro destaque foi Rockteer, criação de Dave Stevens, onde temos um piloto de testes que descobre um foguete capaz de fazer as pessoas voarem. Uma impressionante re-construção dos anos 30, numa trama envolvendo nazistas, gangsters, espiões e muita aventura. O elenco contou com nomes de peso: Jennifer Connely, Alan Arkin, Timothy Dalton e Billy Campbell. O ponto alto são os impressionantes efeitos especiais da Industrial Light and Magic do mago George Lucas.


O Fantasma

O Fantasma foi um filme que me emocionou por vários motivos. O primeiro foi pela perfeita recriação dos elementos que fazem parte da mitologia do Espirito que anda: A Caverna da Caveira, O Trono da caveira, os anéis da caveira e do bem, o espírito de equipe entre o Fantasma, Capeto e Herói, sem esquecer a Patrulha da Selva. No elenco Billy Zane, Katherine Zeta Jones, Treat Williams e James Remar.

Blade

Nesta atual fase, as adpatações de filmes de super-herois se transformaram num sub-genero, tendo inicio com o primeiro Blade, estrelado por Wesley Snipes e dirigido por Stephen Norrington e roteiro de David S. Goyer (Batman); depois tivemos os X-Men de Bryan Singer, que dispensa comentários, principalmente, graças ao segundo filme, revelando ao mundo o astro Hugh Jackman, tendo ainda, Hale Barry e Sir Ian McKelan.

Homem-Aranha

Homem-Aranha de Sam Raimi, tendo a frente Tobey Maguire e Kristen Durst, onde, felizmente tivemos mais Peter que o Aranha, com dois ótimos filmes e um espetáculo de efeitos especiais.


O Incrível Hulk

Hulk foi apresentado com duas visões diferentes: uma mais psiclogica, com Ang Lee, Eric Bana, Jennifer Connely e Nick Nolte, e outra mais voltada para ação, dirigido pelo especialista em ação Louis Letterier, com: Edward Norton (Clube da Luta), Liv Tyler (O Senhor dos Anéis), Tim Roth (sempre excelente), com cenas filmadas no Rio de Janeiro.


Batman - O Cavaleiro das Trevas

Batman - O Cavaleiro das Trevas, tornou-se, graças ao segundo filme, um exemplo de adaptação de super-herois para cinema, tendo um roteiro bem feito, cenas de ação impactantes, personagens bem construídos e um inesquecível vilão, corrigindo os erros do primeiro filme. Direção precisa de Chris Nolan, com: Christian Bale, Michael Cane, Morgan Freeman, e o sensacional Heath Ledger.

Homem de Ferro

Homem de Ferro, é uma marco no gênero, principalmente, por ser o primeiro filme feito por uma editora de quadrinhos e por desencadear fatos que repercutiriam em todos os outros filmes a serem produzidos pela editora. Claro, que o primeiro filme teve uma trama bem feita e bem conduzida por Jon Fevreau, com um elenco afiado, tendo a frente um sensacional Robert Downey Jr (Chaplin), Gwyenth Paltrow (Sheakespeare Apaixonado) e Jeff Bridges (Coração Louco). Isso, sem esquecer o espetáculo dos efeitos visuais, desafiando o público a descobrir o que é real e o que é efeito.
Esses foram alguns filmes baseados em quadrinhos, que merecem ser lembrados na minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário