quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SERIEMANIACO - JORNADA NAS ESTRELAS: A 2ª TEMPORADA

Jornada nas Estrelas


A 2ª. temporada sofre uma redução no orçamento, o que acarreta uma preocupação nos produtores. Gene L. Coon deixa a serie e decide cuidar de outros projetos. Roddenberry se fasta mais da produção.

Alferes Chekov

Nesta temporada temos a chegada de um personagem que permaneceria até o final da serie e apareceria nos filmes: o Alferes Chekov (Walter Koenig). Apesar do corte de orçamento, esta foi a melhor das três temporadas.

Spock, Kirk e McCoy

Houve um aprofundamento nas bases da 1ª. temporada (roteiros bem escritos, centrados no trio: Kirk-Spock-McCoy e uma clima de família e companheirismo na tripulação). Tivemos episódios memoráveis e alguns entraram para a historia da televisão norte-americana, mas, também, tivemos episódios muito fracos e que glorificavam a politica norte-americana, a qual, certamente, Roddenberry acreditava e apoiava.

O Espelho

O sensacional O Espelho inova por combinar conceitos de ficção-científica pura de universos paralelos, com ação e personagens bem construídos. Muito tempo depois outras series e series da própria franquia abordariam este tema. Alguns melhores que outros.

Lamento por Adonis

Outro momento de ficção-cientifica de otima qualidade foi Lamento por Adonis, onde abordou-se a questão: Eram os deuses astronautas? A tripulação encontra um alienigina com poderes, levando-os a crer que ele foi considerado um deus na Terra.

Maquina da Destruição

Maquinas gigantes de destruição vagando pelo universo, como em Maquina de Destruição, com um capitão da federação ensandecido e obcecado em destruí-la. Interpretações inspiradas e, novamente, bons roteiros.

Torre de Babel

No maravilhoso episodio Torre de Babel, somos apresentados aos pais de Spock, introduzindo um personagem que apareceria nos filmes, desenhos e series da franquia: Sarek (interpretado por Mark Lenard). Na trama temos ação, aventura, drama e ficção-cientifca, como nunca visto na TV. A serie atinge o seu ápice.

Tempo de Loucura

Tempo de Loucura foi outro episódio marcante por abordar uma temática sexual de forma direta e pessoal, sem parecer vulgar ou apelativo. É um episódio marcante pela relação do trio central.

Um Pedaço de Ação

A serie ousou em mostrar episódio com humor: Um Pedaço de Ação, onde a tripulação explora um planeta no qual os habitantes imitam os humanos da época do gangster Al Capone, ver William Shatner imitando o ator especialista em interpretar gangsters James Cagney é memorável.

O Problema aos Pingos

Outro episódio de humor foi o divertido O Problema aos Pingos, onde somos apresentados as criaturas conhecidas como Pingos que encantam os tripulantes e atrapalham os planos da Federação.

Missão: Terra

Roddenbery tencionava criar uma nova serie e apresentou as idéias na forma de um episódio chamado Missão: Terra, onde a tripulação volta no tempo e acidentalmente intercepta a chegada de um humano criado por uma raça alienigina avançada chamado Gary Seven (Robert Lansing). Gary chega com a missão de proteger a Terra, sendo ajudado por sua secretaria Roberta (Terry Garr). Infelizmente, nenhum estúdio se interessou pelo projeto e ele não passou deste piloto.

Gloria de Omega

Infelizmente, Roddenbery exaltou a política americana da época, onde acreditava que os idéias e a política norte-americana estavam corretas, como vimos em Uma guerra particular e Gloria de Omega, com americanos versus soviéticos/comunistas.

N.C.C. 1701 - U.S.S. Enterprise

Novamente NBC anuncia cancelamento da série, resultando num aumento do movimento de fãs, com um cerco aos escritórios da Rede da NBC com passeatas e panfletagem nos carros dos executivos da rede e um recorde de cartas enviadas.
A NBC decide renovar a serie, mas com mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário